Projeto

O PIBID Letras-Português é oriundo do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da UFVJM, associado à matriz curricular do curso de Bacharelado em Humanidades, também da UFVJM. Em razão da especificidade de formação dos licenciados daquele curso, isto é, formação em habilitação dupla, sua inserção no PIBID pode ser dar em duas áreas de conhecimento, Português e Espanhol. Porém, a justificativa pela opção em atuar, primeiramente, na área de Português, se deu em razão, no momento, na rede pública de ensino em Diamantina e região de, no mínimo, duas questões principais: da quase absoluta inexistência da oferta da disciplina Língua Estrangeira Espanhol no ensino público da região, a despeito do que reza a lei 11.161, de agosto de 2005 que torna obrigatória a oferta do Espanhol no ensino médio brasileiro e facultativa no ensino fundamental e o da absoluta ausência de profissionais licenciados nesta área de conhecimento para atuarem na função de supervisores no PIBID Letras/Espanhol. Assim, o presente PIBID Letras-Português da UFVJM optou por contribuir, ao menos neste primeiro momento, na formação inicial e continuada dos estudantes de graduação do curso de Letras Português/Espanhol da UFVJM na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, mais especificamente na dos estudos concernentes à Língua Portuguesa, com foco no trabalho com os gêneros literários.

O PIBID do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da UFVJM, que será denominado PIBID Letras-Português “Ler e ser”, objetiva contribuir para a formação inicial e continuada na área da Língua Portuguesa com foco na formação de leitores de gêneros literários, dos estudantes de graduação em Letras da UFVJM, futuros docentes que atuarão na educação básica e superior brasileira, além dos professores supervisores, já licenciados na área. Isso se dará a partir das atividades elaboradas, planejadas e desenvolvidas em conjunto com as escolas públicas que estão envolvidas na proposta deste subprojeto. O trabalho com as e nas escolas se dará por meio de ações teórico-práticas concernentes aos campos das Letras, sempre em diálogo com os fundamentos dos Projetos Pedagógicos das instituições de ensino envolvidas, bem como com os projetos ou ações executadas ou em execução nessas escolas relacionadas ao objeto de interesse da proposta deste PIBID.

OBJETIVOS

  • Fomentar a prática da leitura literária no ambiente escolar (na educação infantil, fundamental, média e na de Jovens e Adultos) e, especialmente, fora dele, entre alunos, professores, funcionários das instituições de ensino envolvidas nas ações do PIBID Letras-Português “Ler e Ser” da UFVJM, de forma a contribuir para a formação ou consolidação de leitores proficientes de textos literários;
  • Destacar a importância da prática do ensino de língua portuguesa e da leitura literária na formação da criança, do adolescente e das pessoas adultas (seu ser, segundo a ideia que se pode inferir do subtítulo deste PIBID), bem como e, especialmente, na formação profissional e pessoal dos futuros professores de Letras que serão, a seu tempo, atores chaves na execução de ações de fomento à leitura no ambiente escolar;
  • Contribuir para o aumento da qualidade do ensino da Língua Portuguesa e da Literatura em Diamantina e seus municípios, para além da prática recorrente, facilmente identificável na rotina das instituições de ensino básico, de leitura de textos literários presentes apenas em materiais didáticos ou paradidáticos;
  • Qualificar os futuros professores de Letras Português/Espanhol, envolvidos no PIBID Letras-Português “Ler e ser”, para o trabalho prazeroso (BARTHES, 2004) e libertador (FREIRE, 2008) com a Literatura nas aulas de Língua Portuguesa e/ou em outras disciplinas, especialmente se consideramos que a região dos Vales do Jequitinhonha contém os maiores índices de analfabetismo do Estado de Minas Gerais e, por conseguinte, os menores de leitores ativos de literatura;
  • Despertar o interesse dos alunos graduandos de nossa instituição envolvidos no PIBID Letras-Português “Ler e ser” pela carreira de formação concernente ao curso de Licenciatura em Letras da UFVJM, visando minimizar os problemas de demanda por profissionais nessa área na cidade de Diamantina e região, bem como no Vale do Jequitinhonha;
  • Valorizar o trabalho e, por conseguinte, a carreira, dos profissionais da educação que atuam na docência de Literatura e de Língua Portuguesa em instituições de ensino do país, especialmente nas públicas;
  • Possibilitar aos alunos do curso de Letras Português/Espanhol da UFVJM o conhecimento, por meio de vivências no contexto escolar, da realidade educacional regional, particularmente a relacionada ao ensino de Literatura em instituições públicas de ensino localizadas no Vale do Jequitinhonha, visando viabilizar uma experienciação mais acorde com as necessidades e idiossincrasias dos alunos dessas escolas, de forma, a neles (futuros professores) despertar, o comprometimento e interesse em trabalhar em prol do desenvolvimento educacional regional;
  • Contribuir para o aumento do rendimento escolar dos alunos das instituições de ensino envolvidas no PIBID Letras-Português “Ler e ser”, especialmente em relação às competências leitora e escrita em Língua materna;
  • Atuar na elaboração escrita de projetos, ações e atividades que envolvam o trabalho com o texto literário no ambiente escolar e fora dele, visando formar leitores críticos e que gostem de ler por prazer e não pura e simplesmente por obrigação;
  • Incentivar o desenvolvimento de práticas de leitura literária que extrapolem àquelas que envolvem tão somente a exigência da elaboração de resumos, fichas de leituras, provas de checagem de conteúdo dos textos e outras de natureza semelhante, que comumente provocam mais aversão à leitura do que o contrário, o que, segundo o professor Wanderley Geraldi: “faz do texto um meio de estimular operações mentais e não um meio de, operando mentalmente, produzir conhecimentos” (GERALDI, 2006);
  • Lançar mão de outras linguagens, como a do cinema e a da música, por exemplo, objetivando incitar o gosto pela apreciação estética da arte, conceito aqui tomado de maneira mais ampla que inclui, obviamente, o texto literário, buscando desconstruir a ideia preconceituosa de que certos bens artísticos não são de direito, tampouco compreensíveis por pessoas pertencentes às camadas mais desfavorecidas sócio-economicamente da sociedade (CANDIDO, 2004).

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