Projeto Institucional

De modo a contribuir efetivamente de forma positiva na formação de professores para a educação básica, prevemos um conjunto de ações que perpassam os quatorze subprojetos que integram a proposta da UFVJM 2014/2017:

Reuniões sistematizadas dos grupos de estudos formado por coordenação de área, supervisores e bolsistas de ID: uma das dimensões que compreendemos como parte da formação à docência é a reflexão teórica sobre as questões didático-pedagógicas, a exemplo do planejamento das ações e a avaliação dos resultados, que perpassam o fazer docente. Cada subprojeto criará sua equipe, que manterá reuniões regulares, em que serão discutidos referenciais teóricos no que tange às especificidades de cada uma das licenciaturas. Os grupos de estudos discutirão temas ligados ao seu campo de atuação, levando a uma troca de experiência entre os participantes, de forma a proporcionar e a criação de estratégias diversificadas de ações e, também, problematizar aspectos ligados a questões didático-pedagógicas oriundas da atividade docente. As reuniões dos grupos de estudo são de caráter permanente e permitirão à equipe uma reflexão sobre a importância do diálogo e da troca entre os responsáveis pela execução do subprojeto, no intuito de compreender o significado da docência, no âmbito dos espaços formativos e do campo de atuação desse profissional no contexto dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Atividades de inserção gradativa dos bolsistas no contexto escolar: essas atividades contemplam a análise da documentação da escola, como o projeto pedagógico, a compreensão da rotina escolar, o reconhecimento da realidade social em que se desenvolve a docência na área de conhecimento do subprojeto, considerando-se o nível sócio-econômico do alunado, bem como o mapeamento das condições físicas e didático-pedagógicas do ambiente escolar para o bom desenvolvimento do ensino na educação básica. Dessa forma, será possível ao bolsista compreender o contexto educacional em que se inserem as ações do PIBID, seus desdobramentos e implicações, do ponto de vista do local em que se desenvolvem e das condições sócio-históricas em que essas ações se inserem. Os bolsistas deverão fazer um levantamento dos espaços das escolas, bem como do perfil dos alunos, professores e demais profissionais envolvidos nas ações. Além disso, prevemos firmar parcerias com a direção/supervisão das escolas de forma que os bolsistas possam participar tanto das discussões sobre o planejamento das aulas, quanto das reuniões pedagógicas e colegiadas. O resultado dessas ações contribuirão de forma significativa para a criação de ações didático-pedagógicas específicas em cada subprojeto, as quais possam surtir efeitos positivos no ensino e na formação docente.

Análise e produção de materiais didáticos: como parte do processo de formação docente, compreendemos que é necessário fomentar a visão crítica em relação aos materiais desenvolvidos para o ensino de todas as áreas do conhecimento, tendo em vista os desafios inerentes a atividade docente. Compreendemos que uma das atividades inerentes ao PIBID deve ser a discussão sobre os documentos oficiais que regulam a educação básica, tais como PCNs e CBCs, por exemplo, e a sua repercussão no âmbito da seleção e da produção de materias didáticos.

Uso das tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino: na sociedade do século XXI, oletramento digital faz parte da formação de professores, uma vez que esse é uma realidade cotidiana. É necessário compreender as novas tecnologias não apenas como ferramentas que favorecem o ensino-aprendizagem na educação básica, mas como condição para o amplo acesso aos bens culturais e a inserção dos cidadãos em práticas sociais cada vez mais difundidas na sociedade moderna. Nesse sentido, os subprojetos preveem ações de desenvolvimento do letramento digital dos bolsistas, a partir da produção de blogs para divulgação das atividades; do uso das TICs na elaboração de materiais didáticos e no planejamento de aulas; do uso das TICs na comunicação com os supervisores, coordenadores e, eventualmente, com os alunos da educação básica envolvidos com os subprojetos do PIBID.

Atividades de integração entre os PIBIDs das diversas áreas desenvolvidos nas mesmas escolas: a interdisciplinaridade é por nós compreendida como fator primordial para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Dessa forma, propomos ações lúdicas de integração entre os diversos subprojetos, tais como feiras, gincanas, mostras, dentre outros, que estão sendo desenvolvidos nas mesmas escolas, com a finalidade de promover não apenas a socialização das ações do PIBID, mas também criação de redes de saberes, tanto para os bolsistas quanto para os alunos da educação básica.

Diversidade e temas transversais na educação: propomos, ainda, o desenvolvimento de ações nos ambientes educacionais que problematizem aspectos relacionados ao dia-a-dia das comunidades, como: drogas, gravidez na adolescência, violência, questões relacionadas ao gênero, dentre outros, visando uma construção dialética do processo formativo do bolsista. Essas ações, que abordam elementos além dos conteúdos específicos das disciplinas, como a ética profissional, a inovação, o respeito à diversidade, a cooperação, a criatividade são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania e do perfil acadêmico-profissional do bolsista em formação.

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