Prêmio Manuel Hernández

Sobre o Professor Manuel Gonzalo Hernández Terrones

Natural do Peru, nascido na Cidade de Chimbote, graduou-se em Engenharia Química pela Universidad Nacional de Trujillo em 1983. Já no Brasil, concluiu em 1985 o Curso de Mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa e, em 1993, o Curso de Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tornou-se professor do Curso de Química da Universidade Federal de Uberlândia em 1992. Em 1998 fez estágio pós-doutoral na Universidade de Bordeaux, na França, trabalhando com polpação e branqueamento de pastas celulósicas. Em 2003 realizou outro período de estágio pós-doutoral, agora na Universidade Nacional Autónoma de México, trabalhando com produtos naturais e fitoquímica. Em 2006 tornou-se Diretor do Instituto de Química da UFU. De convívio fácil, carismático, era querido por seus pares e alunos. Foi um entusiasta de movimento acadêmico que envolveu a UFU, UFMG, UFLA, UFV, UFVJM e Embrapa Milho e Sorgo para o estabelecimento de rede de pesquisa em biocombustíveis no Estado de Minas Gerias. Em parceria com outros professores idealizou o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, que aprovado pela CAPES, veio a se tornar em 2012 o primeiro programa de pós-graduação no Brasil a oferecer um curso de doutorado com a temática dos biocombustíveis.

O Prêmio Manuel Hernández de Teses e Dissertações tem por objetivos prestigiar estudantes com destacado mérito acadêmico e estimular a qualidade e a visibilidade da produção científica do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis.

Edição 2016

Edital – Anexo I

Os premiados da Edição 2016 do Prêmio Manuel Hernández de Teses e Dissertações foram:

Dissertação de Mestrado:

MSc. Rodrigo Franco dos Santos
Título da dissertação: “Uso de técnicas eletroquímicas para monitorar a liberação controlada de fármacos em membranas de acetato de celulose produzidas a partir de resíduos agroindustriais”
Orientadores: Prof. Dr. Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz e Prof. Dr. Guimes Rodrigues Filho

Tese de Doutorado:

Dr. Ricardo Salviano dos Santos
Título da tese: “Produção de hidrolases holocelulolíticas por fermentação em estado sólido com uso de fungos filamentosos e coprodutos da agroindústria de óleos vegetais como fonte de carbono”
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Soares dos Santos

Menção Honrosa:

Dr. Fernando de Araujo
Título da tese: “Aditivo polimérico derivado de fonte renovável para aplicação em cimento asfáltico de petróleo”
Orientador: Prof. Dr. Daniel Pasquini

MSc. Michelle Garcia Gomes
Título da dissertação: “Purificação de biodiesel usando adsorventes naturais”
Orientador: Prof. Dr. Daniel Pasquini

MSc. Ilva de Fátima Souza
Título da dissertação: “Isolamento e avaliação de fungos filamentosos naturalmente ocorrentes em biomassas lignocelulósicas para a produção de enzimas holocelulolíticas”
Orientadores: Prof. Dr. Alexandre Soares dos Santos e Profa. Dra. Lílian de Araújo Pantoja

MSc. Philipe Luan Brito
Título da dissertação: “Fermentação do hidrolisado ácido hemicelulósico da torta de dendê (Elaeis guineensis) tratado com diferentes métodos de destoxificação”
Orientadores: Prof. Dr. Alexandre Soares dos Santos e Profa. Dra. Lílian de Araújo Pantoja

MSc. Raquel Valinhas e Valinhas
Título da dissertação: “Isolamento, seleção e identificação de leveduras selvagens com capacidade para conversão de xilose a etanol”
Orientadora: Profa. Dra. Lílian de Araújo Pantoja