Curso sobre microscopia confocal na UFVJM

Prezados,

o Professor Francisco Guimarães, do Instituto de Física de São Carlos – USP estará em Diamantina entre os dias 12 e 14 de dezembro ministrando um seminário e um curso sobre microscopia confocal avançada. Peço que divulguem o seminário e o curso para pesquisadores que tenham interesse na área.

Interessados devem enviar um email para danilo.olzon@ict.ufvjm.edu.br . Os locais serão divulgados posteriormente.

Abaixo uma descrição dos eventos:

SEMINÁRIO: Microscopia Confocal por Fluorescência e Técnicas Espectroscópicas Avançadas
>Sexta-feira (12/12) na parte da manhã

Os princípios da microscopia confocal por fluorescência foram apresentados por Marvin Minsky em 1957 com o objetivo de superar algumas limitações ópticas dos microscópios convencionais. No entanto, a técnica teve seu maior avanço na década de 90 com o advento dos microscópios de varredura com excitação a laser. Este desenvolvimento não ficou limitado somente na capacidade de se obter imagens microscópicas multidimensionais de altíssima resolução lateral (200 nm) através do uso de marcadores fluorescentes. A introdução de novas técnicas espectroscópicas e de detecção permitiu avanços que vão muito além da simples obtenção de imagens. Com isso, foi possível obter informações dos processos ópticos em moléculas isoladas e implementar técnicas de fluorescência resolvida no tempo e espectroscopia de correlação
por fluorescência (FCS). Neste seminário serão introduzidos os princípios básicos da técnica de microscopia confocal por fluorescência aplicada a diferentes sistemas, como também os últimos progressos envolvendo técnicas espectroscópicas associadas à detecção de cadeias isoladas de polímeros conjugados emissores de luz.

CURSO: Introdução à microscopia confocal por fluorescência
>12/12 (tarde), 13/12 (manhã e tarde) e 14/12 (manhã)

Este curso pretende dar uma visão geral dos princípios básicos da microscopia de fluorescência e os processos físicos envolvidos nesta técnica no fenômeno da fluorescência, dando ênfase aos métodos de microscopias avançadas como à microscopia confocal por varredura a laser. Esta técnica encontra ampla aplicação nas áreas médica, biológica, física e ciência dos materiais, o que tem estimulado o desenvolvimento de microscópios mais sofisticados e numerosos acessórios de fluorescência. A microscopia confocal por fluorescência permite análise das propriedades de filmes finos emissores de luz, de matéria orgânica e de cortes de tecidos, bem como a identificação de estruturas subcelulares com ou sem o uso de marcadores. O curso dará evidência às técnicas modernas de marcação molecular e de células por meio de cromóforos emissores de luz. Serão tratadas as diferentes formas de excitação e os métodos de varredura a laser e de aquisição de imagens; os aspectos da resolução dos microscópios; o uso de filtros, objetivas e detectores de alta sensibilidade e às técnicas que aumentam a resolução óptica. Por fim, o curso dará uma descrição detalhada das várias partes de um microscópio, dos problemas mais comuns encontrados nesta técnica e do uso correto destes equipamentos de última geração.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.