Valeria Macedo Cardoso

Possui graduação em Farmácia industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em Ciências Farmacêuticas na área de Controle de Qualidade Biológico pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Microbiologia na área de microbiologia de alimentos pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Atualmente é professora Associada 1 do Curso de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), câmpus de Diamantina. É Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFVJM. Ministra disciplinas da Graduação em Farmácia e da Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas.

Desenvolve pesquisas relacionadas com identificação fisiológica e molecular de leveduras e bactérias, aminas bioativas, compostos voláteis, enterotoxinas estafilocócicas e indicadores higiênico-sanitários em alimentos. Atua na linha de pesquisa de Bioprospecção de fungos e leveduras endofíticos de plantas medicinais do cerrado com potencial para a produção de antimicrobianos e enzimas. Atua também na linha de pesquisa de extração e purificação de enzimas. Coordena análises microbiológicas da água.