Disciplinas obrigatórias

Disciplina: Estágio docente I

Créditos: 3

Ementa: A atividade visa a aproximação com a realidade acadêmica de forma a proporcionar ao discente experiência na área de ensino, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina.


Disciplina: Língua estrangeira

Créditos: 0

Ementa: Proficiência em língua estrangeira, conforme resolução interna do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA.


Disciplina: Metodologia de pesquisa e redação científica

Créditos: 4

Ementa: Projetos de pesquisa. Normas gerais de formatação de trabalho acadêmico. Estrutura e diretrizes para elaboração de textos científicos. Revisão bibliográfica. Programas de gerenciamento bibliográfico.


Disciplina: Pesquisa orientada

Créditos: 0

Ementa: Atividades obrigatórias para elaboração e execução do projeto de dissertação, incluindo encontro semanal com o professor orientador para definição e formatação da pesquisa com vistas ao exame de qualificação. As atividades de pesquisa serão realizadas junto aos grupos de pesquisa dos docentes do programa de pós-graduação. Orientação e discussão teórico-metodológicas que subsidiem a pesquisa e a elaboração da dissertação.


Disciplina: Seminários I

Créditos: 1

Ementa: Apresentação do PPGCTA. Portal de Periódicos da CAPES. Recursos e bases de dados referenciais. Fundamentos da escrita científica. Qualidade e didática na apresentação. Apresentação de artigos pelos discentes abordando temas atuais em ciência e tecnologia de alimentos, com análise crítica.


Disciplina: Seminários II

Créditos: 1

Ementa: Apresentação do PPGCTA. Portal de Periódicos da CAPES. Recursos e bases de dados referenciais. Fundamentos da escrita científica. Qualidade e didática na apresentação. Apresentação de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos ou em desenvolvimento pelos discentes, com análise crítica.