Desenvolvimento de processos e produtos

2020


Avaliação microbiana para elaboração de cervejas

O projeto visa avaliar o potencial de microrganismos, isoladamente ou culturas microbianas, provenientes de frutos e fermentações espontâneas no processo produtivo de cervejas variadas.

Docente responsável: Cintia Lacerda Ramos


Avaliação tecnológica e probiótica de leveduras isoladas de queijos artesanais

O objetivo do estudo é isolar e avaliar características tecnológicas e probióticas de leveduras presentes em queijos artesanais. As leveduras serão avaliadas quantos suas atividades enzimáticas desejáveis para produção de queijos bem como suas propriedades funcionais.

Docente responsável: Cintia Lacerda Ramos


Desenvolvimento de nanocarreadores lipídicos contendo bioativos para aplicação em produtos funcionais

A utilização de nanocarreadores lipídicos tem possibilitado contornar diversas limitações dos bioativos que impedem sua ampla aplicação em produtos funcionais. A incorporação de bioativos diversos em nanocarreadores lipídicos pode trazer proteção à degradação, aumento da estabilidade, liberação prolongada, maior solubilidade e dispersibilidade, aumento da biodisponibilidade, dentre outras vantagens. O objetivo deste projeto é desenvolver nanocarreadores lipídicos contendo bioativos de diversas origens, levando em consideração os atributos de qualidade necessários para futuras aplicações em alimentos e suas embalagens.

Docente responsável: Guilherme Carneiro


Estudo da extração de compostos naturais para incorporação em biomateriais florestais

O presente projeto tem por objetivo estudar a extração de compostos naturais de interesse industrial para o desenvolvimento de biomateriais a partir de recursos florestais. Com esses extratos será possível produzir, através da técnica de casting e eletrofiação, com a utilização de polímeros naturais como celulose e seus derivados e quitosana, curativos e materiais funcionais. Particular interesse, na incorporação de óleos essenciais de interesse industrial de plantas nativas e cultivadas no Cerrado mineiro para a produção de biomateriais de aplicações médicas, odontológicas e farmacêuticas. Além disso, a utilização de taninos e lignina, na produção de adesivos e agentes coagulantes de interesse industrial.

Docente responsável: João Vinícios Wirbitzki da Silveira


Exploração de fontes vegetais e seus subprodutos para a produção de embalagens biodegradáveis

A grande demanda por novos materiais que atendam a todas as especificações tecnológicas, de qualidade e da legislação ambiental têm conduzido ao estudo e utilização de matérias-primas, processos e produtos amigáveis ao meio ambiente. Nesse sentido, a seleção de fontes naturais do Cerrado com potencial para a produção de filmes biodegradáveis, bem como a aplicação de coberturas em frutas nativas do Cerrado visando à comercialização e valorização desses produtos são alvos do presente projeto de pesquisa.

Docente responsável: Franciele Maria Pelissari


Inovações e desafios no desenvolvimento de produtos e processos na área de tecnologia de cereais, raízes e tubérculos

O entendimento sobre os ingredientes utilizados em produtos a base de cereais, raízes e tubérculos, bem como os processos tecnológicos adequado a serem aplicados ainda é um grande desafio para a indústria de alimentos, principalmente quando ocorre o desenvolvimento de um novo produto ou a ampliação sobre os conhecimentos atuais. Desta forma, estre projeto visa o entendimento em relação às características físicas, químicas, bioquímicas, biológicas e microbiológicas no desenvolvimento de produtos e processos envolvendo a tecnologia de cereais, raízes e tubérculos.

Docente responsável: Marcio Schmiele


Nano, Microencapsulação e secagem de produtos funcionais

A nano e microencapsulação, bem como a secagem de componentes ativos tornou-se muito atraente nas últimas décadas. A nano e microencapsulação podem ser aplicadas para proteção e liberação de diversos compostos funcionais no intuito de facilitar manuseio, transporte e desenvolver formulações para fins alimentícios. Ambas as tecnologias promovem a liberação controlada de substâncias ativas encapsuladas, reduz a volatilidade dos líquidos, mascara o sabor e odor de certos componentes, prolonga a vida útil e protege da luz, umidade e calor. O objetivo deste projeto é produzir nano e micropartículas de compostos funcionais através de diferentes métodos, e avaliar o efeito do sistema matricial bem como caracterizar o produto obtido para futuras aplicações alimentares.

Docente responsável: Joyce Maria Gomes da Costa


Processamento e qualidade de carne e produtos cárneos

A área de Ciência e Tecnologia de Carne é de grande importância para a economia nacional e mundial. O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudos sobre qualidade de carnes e desenvolvimento de novos produtos, bem como a formação de discentes ao nível de Graduação e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Docente responsável: Monalisa Pereira Dutra Andrade


Produção biotecnológica de ingredientes funcionais e bioativos

O objetivo deste projeto visa estudar o desenvolvimento de bioprocessos para a obtenção de ingredientes bioativos, com enfoque no isolamento de novos microrganismos, estudo de parâmetros cinéticos e fermentativos em escala laboratorial e de bancada, otimização e elevação de escala de bioprocessos, bem como o uso de subprodutos da agroindústria como substratos alternativos.

Docente responsável: Gustavo Molina


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>