PPG em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM abre inscrições para seleção de Mestrado em 2020

Logo

Está disponível o edital n. 039/PRPPG/UFVJM para a seleção de Mestrado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, para ingresso no segundo semestre de 2020, conforme calendário acadêmico.

O PPGER, atualmente, situa-se como um programa de pós-graduação referência na área de estudos rurais no Brasil possuindo competências interdisciplinares, contando atualmente com 15 professores doutores que atuam em duas grandes linhas: 1) Sociedade e Cultura no Mundo Rural e 2) Configurações do Rural, Política e Meio Ambiente.

O Mestrado em Estudos Rurais da UFVJM objetiva a formação de pesquisadores munidos de sólida e atualizada formação teórico­-metodológica, habituados a estudos e abordagens inter e multidisciplinares, aptos para contribuir em pesquisas que se destinem a promover o avanço do conhecimento sobre o mundo rural brasileiro e latino-americano e embasar ações de melhoria da qualidade de vida das populações rurais.

O Programa é pioneiro na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, região considerada com altos indicadores de desigualdade social em Minas Gerais, por isso, suas pesquisas intentam contribuir para o desenvolvimento rural regional. Em processo de expansão, em 2018, o programa ampliou sua abrangência para a Região Noroeste de Minas Gerais, considerado um polo agropecuário em Minas Gerais, local em que está localizado o campus de Unaí da UFVJM. Atualmente, a maioria das disciplinas presenciais são realizadas em Diamantina e, opcionalmente, algumas são ministradas em Unaí, MG. Em especial, o PPGER concentra suas aulas entre quinta a sábado no campus de Diamantina.

As 20 (vinte) vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares, previstas no edital, destinam-se aos candidatos que possuem diploma de curso de graduação, realizado em Instituições de Ensino Superior (IES), autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) ou por unidade administrativa correspondente, no caso de curso concluído no exterior, devendo, neste caso, ter reconhecimento no Brasil. Salienta-se que o curso de mestrado do PPGER é de caráter interdisciplinar e classificado nas áreas Sociais e Humanidades. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portador de deficiência.

O processo seletivo será composto de 03 (três) etapas:

Etapa I – Avaliação do Projeto de Pesquisa (eliminatória);

Etapa II – Avaliação do Currículo Lattes – CNPq (classificatória);

Etapa III – Entrevista (classificatória).

As entrevistas serão realizadas por videoconferência proporcionando que o candidato possa se inscrever e participar da seleção em qualquer lugar do país ou do mundo, com acesso a internet.

Calendário da Seleção Mestrado (2020)

Vagas: 20 + 2
Inscrições: 04 a 08/05/2020
Publicação do cronograma de realização das entrevistas: 10/06/2020
Entrevista: 18/06/2020 a 24/06/2020
Resultado: Até 03/07/2020

Para saber mais do Edital n. 039/PRPPG/UFVJM – Seleção dos cursos de Pós-Graduação, clique aqui.

Sigam nossas redes sociais:
Facebook
Instagram

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>