Pós-Graduação em Estudos Rurais abre seleção para Mestrado

2 - Seleção PPGER - UFVJM

As inscrições devem ser feitas entre 04 a 08 de maio, por meio de remessa postal (SEDEX) com aviso de recebimento (AR) e preenchimento de um formulário online.

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), abre, no dia 04 de maio, as inscrições para o processo seletivo 2020. O Edital 039/2020 traz 20 (vinte) vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portador de deficiência.

O Programa procura atuar nas mesorregiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas Gerais, considerando a grande responsabilidade que é a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão nestes territórios, marcados por significativa diversidade, em que uma parte, cerca de 91 municípios estão inseridos no semiárido mineiro, e de modo geral, as mesorregiões apresentam características bastante diversas e singulares, a considerar as paisagens e a composição dos biomas, povos e comunidades e os modos de vida que expressam relações de convivência com o meio.

Essa realidade indica que há demandas para pesquisas e que há também um grande potencial para que subsidiem processos de elaboração de projetos, planos e políticas públicas. Outra função primordial das pesquisas, em nível de pós-graduação e vinculados à universidade pública, refere-se a importância de estudo e reconhecimento dos saberes populares, expressões artísticas e religiosidades, tecnologias socialmente elaboradas para a convivência com o semiárido ou com a dinâmica das águas (seis meses de chuva, seis meses de seca), pesquisas que possam contribuir para a defesa dos povos, comunidades e territórios que produzem vida.

ufvjm do alto

Atualmente, as disciplinas são presenciais e ofertadas na UFVJM – Campus Diamantina e, opcionalmente, algumas são ministradas na UFVJM – Campus Unaí.

Considerando que grande maioria do público-alvo são estudantes e trabalhadores, o Programa organiza suas atividades didáticas de modo concentrado nas quintas e sextas-feiras, e está em fase de experimentação, a realização de aulas concentradas (quinta, sexta e sábado) quinzenalmente.

A publicação do cronograma de realização das entrevistas será divulgada pelo PRPPG/UFVJM no dia 10 de junho de 2020. As entrevistas (online) ocorrem entre os dias 18 de junho a 24 de junho. A lista final de candidatos aprovados será divulgada no dia 03 de julho de 2020 no site da PRPPG/UFVJM.

Logo

Embora os calendários acadêmicos da UFVJM estejam suspensos, aos candidatos aprovados neste edital receberão instruções sobre orientação e procedimentos relativos às propostas de pesquisa, de modo que se iniciem diálogos de acompanhamento e orientação até o início efetivo das aulas referentes ao semestre 2020/2.

As orientações para a inscrição, bem como detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br.

Sigam nossas redes sociais:   Facebook   |   Instagram

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.