Aula Inaugural do PPGER discute Desenvolvimento e Vale do Jequitinhonha

A aula inaugural tratará do desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha e marcará a abertura das aulas no período especial de forma remota

No dia 02/09, 14h, será realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de abertura do semestre letivo 2020/3 especial em função das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia por COVID-19.

O semestre letivo contará com duas disciplinas obrigatórias, para a integralização curricular dos mestrandos, que serão ofertadas por meio de ensino remoto, aprovada após ampla discussão no Programa, em suas instâncias representativas e colegiado. Dentre as preocupações, neste semestre especial, é com as condições adequadas para estudo e dedicação às atividades de ensino de forma remota, que exigem de discentes e docentes uma adaptação de rotinas e infraestrutura.

A aula inaugural terá a participação da Profa. Dra. Ana Carolina Gonçalves Leite da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) com o tema “Desenvolvimento e Vale do Jequitinhonha: olhares de dentro e de fora”, apresentando a trajetória de reflexões, análises críticas e pesquisas realizadas na região a partir de imersões e diálogos com comunidades e sujeitos.

17 - Aula inaugural

A atividade também faz parte de um ciclo de seminários temáticos vinculados à execução do Projeto Veredas Sol & Lares. Os seminários tem por objetivo contribuir na formação continuada de pesquisadores populares que atuam no Vale do Jequitinhonha e no Alto do Rio Pardo.

O projeto envolve ações de mobilização e participação popular no debate sobre a questão energética e o acesso à energia como condição para estimular desenvolvimento regional em 21 municípios do semiárido mineiro, envolvendo uma equipe de 80 pesquisadores – jovens das comunidades urbanas e rurais, estudantes nível médio, superior e pós-graduação, militantes do MAB, lideranças e servidores públicos.

O Projeto Veredas Sol e Lares foi aprovado no Programa P&D da CEMIG/ANEEL, é executado pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) com a AXXIOM, EFFICIENTIA e CEMIG, e participação do Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro, Instituto Federal Norte Minas Gerais, Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB) e Escolas Família Agrícola do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo. Dentre os objetivos, visa (1) Desenvolver e instalar sistema fotovoltaico flutuante com potência nominal de 1,179 Mwp, sob lago de represa da hidrelétrica Santa Marta (Grão Mogol/MG); 2) Desenvolver sistema de supervisão e controle, incluindo pesquisas sobre degradação de módulos fotovoltaicos; 3) Realizar pesquisa social envolvendo elaboração de Metodologia de Mobilização, Capacitação e Participação Popular para P&D, de Diagnóstico Social, e de Planos de Desenvolvimento Regional; 4) Realizar diagnóstico sobre o marco regulatório da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e geração distribuída através da minigeração compartilhada de energia com elaboração de modelo de geração distribuída que atenda interesses da população.

O Projeto Veredas Sol & Lares, por meio da AEDAS e do MAB, é colaborador do PPGER através da realização de eventos em conjunto e do fomento à pesquisa, com concessão de bolsas de mestrado e apoio para pesquisa de campo. Até o momento, são cinco bolsas em projetos de pesquisa apoiadas pelo Projeto, sendo uma em fase de defesa final e quatro em andamento.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram  | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.