Comunidade acadêmica realiza II Seminário Interno PPGER

O Curso ganhou impacto nacional através de um corpo docente plural, alunos de vários estados no Brasil e fora do país e, atualmente, suas fortalezas são as ações de impacto na sociedade e sua produção intelectual que valoriza o desenvolvimento comunitário e local.

Captura de Tela 2017-10-16 às 17.17.57

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) inicia as atividades do II Seminário Interno de planejamento do curso nesta semana. O seminário se constitui como uma fortaleza nas ações para a formação de alinhamentos institucionais do PPGER, bem como, das suas ações frente as demandas de ensino, pesquisa, extensão e impacto social.

Saiba mais:

História

No II Encontro de Estudos Rurais (IIEER/PPGER), realizado entre os dias 06 e 08 de novembro de 2019, foi realizado, em agenda conjunta, o I Seminário do PPGER. O evento foi direcionado ao público do Programa (docentes, discentes e egressos/mestres). Nesse Seminário, foram instituídos quatro Grupos de Trabalho, com a atribuição de desenvolver ações coletivas, alinhadas às diretrizes de atuação dos PPGs, regulados pela CAPES – para curto, médio e longo prazos. A iniciativa de ações coletivas em âmbitos de GTs insere-se em uma conjuntura na qual se fazem necessárias ações para fortalecimento do Programa e para a continuidade de seu funcionamento.

No I Seminário do PPGER, os GTs realizaram uma avaliação do Programa, indicaram limitações/desafios e apontaram perspectivas. As discussões foram socializadas em plenária geral. Os resultados do evento, com os GTs, foram muito relevantes para a autoavaliação do Programa e perspectivas.

Em 2020, acontece o II Seminário do PPGER, com foco na continuidade das atividades dos GTs, no planejamento e na execução de ações coletivas para curto, médio e longo prazos. Atualmente, os grupos de trabalho, alinhados para o Seminário Interno, são divididos em: Programa, Formação, Impacto na Sociedade.

II SEMINÁRIO INTERNO PPGER: quadriênio do Programa (2016.2-2020.2), histórico e perspectivas

Atividades Datas Horário
Organização do banco de dados/documentos e compartilhamento com membros dos GTs (Coordenação – PPGER) 23 a 28 set.
Divulgação do evento: Comissão de Comunicação e Coordenação 05 a 07 out.
1ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs- Temas:

1. Avaliação de situação; 2. Indicação de ações imediatas a serem executadas até 12/2020; 3. Planejamento de ações para serem executadas a médio e longo prazos; 4. Autoavaliação);

– Estudo de documentos, estudos de dados do PPGER (2017-2019);

Até 22 out.
Abertura do II Seminário Interno PPGER

Mesa: Quadriênio do PPGER (2016.2 – 2020.2): histórico e perspectivas

Professores Marcos Lobato, Edneila Chaves e Aline Suzbacher

Apresentação proposta do II SIER

08 out. 16h às 18h
2ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs (continuidade) 09 até 22 out.
Socialização dos GTs – Rodada 115h – Socialização dos GTs (40 minutos para cada grupo). A socialização deve partir da avaliação, indicação de ações imediatas e propostas considerando a ficha de avaliação e os itens multidimensionalidade;17h30min – Definir encaminhamentos e continuidade de trabalho nos GTs e da Equipe Sucupira para lançamento das informações. 23 out. 15h às 18h
3ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs (continuidade) 26 out. à 19 nov.
Socialização dos GTs – Rodada 2 20 nov. 14h às 18h
4ª fase: reuniões e atividades internas dos GTs (continuidade) 23 nov. à 03 dez.  14h às 18h
 5ª fase: O Estado da Arte da Pesquisa 04 dez. 14h às 18h

6º Socialização dos GTs – Rodada 3                               11/12                        14 às 18h

Comissão organizadora do II Seminário Interno do PPGER – 2020

Prof. Ezequiel Redin

Profa. Edneila Rodrigues Chaves

Profa. Nadja Maria Gomes Murta

Prof. Alan Faber do Nascimento

Profa. Aline Weber Sulzbacher (apoio)

O PPGER convida toda a comunidade acadêmica do Programa, inclusive, seus egressos para participar das atividades. Em função da pandemia, o seminário acontecerá totalmente de forma virtual.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.