Convite para defesa de Dissertação de Paulo Henrique Lacerda Gonzaga

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação do pesquisador Paulo Henrique Lacerda Gonzaga, intitulado “O Batuque como ferramenta de resistência territorial e identitária na Comunidade Quilombola Baú, Araçuaí/MG”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e coorientado pelo Antonio Cosme das Neves, liderança quilombola.

A pesquisa desenvolvida aborda o batuque e sua contribuição na organização e manutenção do território e da identidade das comunidades quilombolas, analisando a origem do batuque na África e no Brasil, compreendendo sua relação com as danças, cantos, toques de tambor, religiosidade e o saberes quilombolas. O estudo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola Baú para entender a dinâmica de resistência territorial histórica em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, MG.

Banner Paulo Lacerda

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 19 outubro de 2020, às 14 horas, por videoconferência. A banca examinadora é composta pelos seguintes integrantes: Prof. Dra. Ana Flavia Andrade de Figueredo, FIH/UFVJM, Prof. Dr. Renato Emerson dos Santos, IPPUR/UERJ, Prof. Dr. Bruno Vittoretto, FIH/ UFVJM e Rosanea dos Santos, Presidente da Associação Quilombola Baú.

Os interessados podem acompanhar a defesa entrar em contato pelo e-mail (paulolacerdatel@gmail.com). A defesa acontece inteiramente online, em acordo as medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook  | Instagram  | YouTube 

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.