Convite para defesa de Dissertação de Alessandra Lopes Calvão

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) convida para a defesa de dissertação da pesquisadora Alessandra Lopes Calvão intitulada “Educação popular, Permacultura e Agroecologia para transformação social, econômica e ambiental: um estudo de caso na comunidade rural de Extrema – Congonhas do Norte/MG”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e coorientado pela Profa. Dra. Luciana Resende Allain (PPGECMaT/UFVJM).

O escopo investigativo desta pesquisa é o processo de educação popular, mobilização e transformação da comunidade rural de Extrema-Congonhas do Norte/MG, promovido pela atuação da Associação de Agricultores da Região de Extrema (ACARE), no Espaço Educacional Contraponto, durante o período de 2010 a 2019. Procurou avaliar, a partir da história e realidade deste vilarejo rural, as mudanças ocorridas, durante o século XX, no modo de vida rural e o papel das organizações civis nos processos de mobilização comunitária. Analisou também o potencial da Permacultura e da Agroecologia, além de compreender, a partir do caso estudado, as principais contribuições da educação popular nestes processos e na promoção de transformações sociais, ambientais e econômicas.

6 - Convite de Defesa Alessandra

A defesa será realizada na segunda-feira, 26 de outubro, às 14hs, por videoconferência. A banca examinadora será composta pelo Prof. Dr. Igor Simoni Homem de Carvalho (PPGEA – UFRRJ) e pela Profa. Dra. Nadja Maria Gomes Murta (PPGER/UFVJM), tendo como suplentes a Profa. Dra. Rosana Cambraia (PPGER/UFVJM) e a Profa. Dra. Anielli Fabiula Gavioli Lemes (FIH/UFVJM).

A defesa acontece inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

FacebookInstagram | YouTube 

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.