Compartilhamento de experiências de pesquisa marcam o início das atividades do ano de 2021 no PPGER/UFVJM

A série “Estudos Rurais Entrevista” traz especialistas para debater questões relacionadas as publicações cientificas

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é permitir a troca de experiências entre os atores do programa envolvendo toda a comunidade do PPGER e também os profissionais externos das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais.

A partir de uma demanda do próprio corpo discente, a mestranda Herena Barcelos convidou André Rodrigo Rech, pesquisador e docente do Programa, para falar sobre sua trajetória e esclarecer dúvidas sobre os caminhos para publicação acadêmica.

O professor André Rodrigo Rech tem um importante currículo de publicações nacionais e internacionais. É Biólogo, Doutor em Ecologia pela Unicamp, Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Estudou Biologia Reprodutiva e interação inseto-planta, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução de plantas, processos reprodutivos e variações nas escalas de espaço e tempo, recursos florais, interações e evolução de sistemas de polinização, uso de recursos naturais, serviços ecossistêmicos e produção de alimentos.

Herena Barcelos é nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itinga no Médio Jequitinhonha, onde está a frente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e faz parte da equipe técnica de patrimônio cultural, além de ser agente cultural e escritora. A pesquisadora, que ingressou no programa no segundo semestre de 2020, fala de sua experiência com o mestrado:

Retornar ao ambiente acadêmico, após alguns anos do fim do bacharelado e nove anos como responsável técnica do PNAE, foi primordial para ampliar minha visão do mundo Rural e renovar o desejo de ser uma boa profissional. Estou me reaproximando do mundo das publicações e, juntamente com minha orientadora, Professora Nadja Murta, consegui participar de dois congressos, compartilhando minha experiência com a agricultura familiar.”

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, tem sido um espaço de divulgação do programa e de partilha de saberes que vem permitindo diferentes discussões e abrindo veredas pela interação entre conhecimento e experiência no universo dos Estudos Rurais.

WhatsApp Image 2021-02-22 at 22.58.08

Acompanhe a entrevista nesta segunda-feira, 01 de março, às 18h, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.