A educação como processo de transformação será o tema da próxima live da série “Estudos Rurais Entrevista”

A série “Estudos Rurais Entrevista” traz especialista para debater questões relacionadas ao potencial da educação na vida

Com o objetivo de permitir a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e também profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) criou a série “Estudos Rurais Entrevista”.

Nesse sentido, a live que será realizada no dia 11 de março de 2021, às 18 h, pelo canal do Youtube do PPG em Estudos Rurais, traz como tema: “A educação como processo de transformação”. Na ocasião, o discente Romário Santana entrevistará a Professora Jussara Resende Costa da Universidade de Gurupi (UNIRG), onde abordará sobre sua trajetória como educadora e sobre o papel da educação como instrumento de transformação social.

WhatsApp Image 2021-03-05 at 16.44.55

A professora Jussara Resende Costa é PhD em Ciências da Educação em Portugal na Universidade do Minho, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás com sanduíche na Alemanha na Universität Siegen. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de São Luiz, MBA em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório, graduada em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (2001). Tem experiência como professora da Educação Especial na APAE, professora alfabetizadora e professora no ensino superior.  Além disso, atuou como coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora de extensão, pesquisa e Pós-graduação/acadêmica do CNEC. Foi professora substituta da Universidade de Brasília- UNB. Atualmente é professora efetiva na Universidade de Gurupi-UNIRG e Assessora Pedagógica da PGrad.

O discente Romário da Silva Santana é graduado em Pedagogia pela Faculdade INESC Unaí, Pós-graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico pela FAVENI. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Unaí/MG e também Agricultor no projeto de assentamento P.A Tabocas em Unaí/MG. O pesquisador ingressou no Mestrado em Estudos Rurais no segundo semestre de 2020 e fala sobre sua experiência com o mestrado:

“Chegar ao Mestrado em Estudos Rurais confirma que a educação é um instrumento de transformação social! Ser filho de agricultor, morar em projeto de assentamento da reforma agrária e passar por várias dificuldades na infância para conseguir estudar, inclusive com dificuldades com transporte escolar. Ainda assim consegui me graduar em uma faculdade particular, graças ao suor do trabalho da minha família no campo, me tornei professor, e atualmente, sou docente efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Unaí/MG; e agora está cursando o Mestrado em Estudos Rurais é muito gratificante para mim! Tudo isso fruto da educação! E o mestrado tem possibilitado o contato com conhecimentos acerca de assuntos muito relevantes para a transformação da sociedade. Têm sido de muito aprendizado!”.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER. O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A Educação, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 11 de março, às 18h, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook   | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.