PPGER se engaja no fomento ao protagonismo feminino

No Dia Internacional da Mulher o PPGER valoriza nossas mulheres cientistas na UFVJM

A luta pelos direitos das mulheres, sobretudo as mulheres do campo, é constante, necessária e atual: para além de tantas desigualdades sociais e políticas, a mulher sofre o peso das tradições patriarcais, do preconceito e da violência. Não se pode negar os avanços sociais no que tange aos direitos feminino, mas é importante ressaltar que ainda há muito que ser caminhado. Um exemplo disso são as políticas públicas que permitiram à mulher ingressar no mercado de trabalho, mas que não se refletiram proporcionalmente na participação política da mulher.

Com o objetivo de “formar profissionais de alto nível de qualificação e de visão inovadora, para atuar em atividades científicas, técnicas e de docência, com produção de conhecimento no campo dos Estudos Rurais e de caráter interdisciplinar, em perspectiva de inserção social e regional”, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – PPGER tem feito importante papel no fomento ao protagonismo feminino: além de seis professoras doutoras de excelência em ensino, pesquisa e extensão o programa já recebeu 54 mestrandas desde seu início, em 2016. Esse número equivale a 64% do total de estudantes recebidos. São mulheres cientistas, mulheres trabalhadoras, mulheres intelectuais.

WhatsApp Image 2021-03-08 at 07.16.17

Em 2020, como ação da disciplina de Políticas Públicas e Mundo Rural, nossas mestrandas e mestrandos do PPGER discutiram a participação das mulheres no mundo rural em uma live intitulada Da luta não fujo!”: Mulheres na construção e acesso a políticas públicas. Além de um importante panorama dos eventos que marcaram a luta das mulheres na política brasileira, os alunos discutiram também políticas públicas que contribuem para a emancipação e igualdade social das mulheres, demonstrando os tantos desafios que ainda existem. A discussão está disponível no nosso canal do YouTube PPG em Estudos Rurais UFVJM.

Ainda nesse contexto, a professora Dra. Josélia Barroso, coordenadora do Projeto de Extensão Rede de Proteção à Mulher: Rompendo a Violência, o Silêncio e a Invisibilidade/ Coordenadora do NOS: Núcleo de Orientação Socioeducativo Contra a Violência à Mulher, parte do corpo docente do nosso Mestrado em Estudos Rurais, esteve presente na live da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha que discutiu o papel da Universidade na discussão de gênero e na invisibilidade da violência sexual.

Outras ações estão em processo de construção focando o papel da universidade nas reflexões e nos problemas sociais que perpassam a sociedade.  O PPGER está inserido na luta por igualdade e celebra esse dia com todas as mulheres que labutam diariamente, seja no campo ou na cidade, por um espaço no mundo! Feliz Dia Internacional da Mulheres!

Notícia elaborada por: Herena Reis Barcelos – Mulher e Mestranda em Estudos Rurais – 08/03/2021

Leitura e ajustes: PPGER/UFVJM

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.