Mestrandos do PPGER participam de evento de comunicação no Vale do Jequitinhonha

Discentes do PPGER destacam-se em atividades de comunicação no Vale do Jequitinhonha

 A comunicação é uma palavra que deriva do latim “communicare” e significa em essência “tornar comum, partilhar”. Desde 2012, a rede de comunicação do Jequitinhonha desenvolve um trabalho de interação e cobertura de atividades culturais e sociais da região que, anualmente, culmina no evento itinerante conhecido como ECVJ – Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha.

Esse ano, o movimento comemora 10 anos de história e celebra o marco com um evento online, numa programação interativa e cheia de memória. Entre os dias 05 e 06 de março foram realizadas rodas de conversa, entrevistas e festivais de fotografia, vídeos e reportagens.

A participação dos mestrandos no evento representa a importância do programa para o Vale ao receber estudantes social e culturalmente engajados e aptos a enriquecer as diferentes discussões propostas pelo PPGER e pela UFVJM. Herena Barcelos fez parte da comissão organizadora do 10º ECVJ e Nilmar Lage foi premiado no “II Prêmio de Jornalismo do Vale do Jequitinhonha”.

WhatsApp Image 2021-03-15 at 22.22.26

A premiação, voltada para jornalistas profissionais e também comunicadores populares, trazia como objetivo estimular “veículos de Comunicação Social a produzirem conteúdos relacionados à cultura, questões sociais, socioambientais, socioeconômicas e que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável no território do Vale do Jequitinhonha”.

Nilmar Lage é jornalista e fotógrafo. O mestrando em Estudos Rurais demonstra a satisfação em ser premiado e também a visível preocupação com a realidade social da região retratada:

Claro que fiquei muito feliz com a minha segunda premiação no Prêmio de Jornalismo do Vale do Jequitinhonha, é uma região pela qual tenho muito apreço pelas pessoas que nela vivem e por suas lutas. Ser reconhecido por ajudar a dar luz a essa resistência diária vivida pelo povo, é muito gratificante. Mas muito mais dignos de reconhecimento são as pessoas, que ainda lutam contra o descaso, a desigualdade e o avanço da força motora do capital sobre suas terras, costumes e tradições. Agradeço às famílias do Vale, que sempre me acolhem com muita cumplicidade”.

É a segunda vez que Nilmar é premiado no evento. A reportagem “Aterro de agrotóxico proibido contaminou solo e água por quatro décadas em Minas Gerais, diz MP”, premiada em 2021, foi produzida juntamente com Pedro Grigori, e publicada no sítio eletrônico da Agência Pública/Repórter Brasil, no dia 8 de dezembro de 2020.

Nesse sentido, o Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais parabeniza os mestrandos pelo destaque profissional e, com isso, reforça o seu compromisso com a transformação social. As trocas de experiência com diferentes movimentos da região onde a UFVJM está inserida são fundantes de um ambiente apto a receber e oferecer saberes à comunidade.

Para saber mais, acesse:

Acesse a Rede de comunicadores, clicando aqui.

Assista a Premiação, clicando aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram  | YouTube 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.