Discentes dos Estudos Rurais partilham suas experiências sobre a Agricultura Familiar

Narrativas de experiências de mestrandos do PPGER potencializam o processo de aprendizagem e a interação com a comunidade

Banner  - matéria 25

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) reforça o papel de comprometimento social ao reconhecer a importante bagagem profissional, cultural e social dos alunos vinculados ao Programa. As trajetórias envolvem as vivências pessoais e profissionais que angariaram ao longo do tempo em suas vidas. Nesta última semana, dois mestrandos do PPGER compartilharam suas experiências em diferentes espaços de socialização dos aprendizados.

O Mestrando Nelson Luís participou da aula de Sustentabilidade e Desenvolvimento no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM, campus Unaí-MG, ministrada pelo Professor Dr. Ezequiel Redin, também docente do PPGER, compartilhando seus conhecimentos sobre a agricultura familiar e a realidade da Angola (seu país de origem) para os alunos do curso de Agronomia. A participação de Nelson na disciplina foi com o objetivo de ampliar o debate realizado pela turma sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que apresentam situações de vulnerabilidade social presentes na África. Além de Nelson, outros mestrandos do PPGER acompanharam a aula, assistiram e dialogaram com a turma e com Nelson na ocasião. Nelson contou sua experiência:

“O professor me convidou para falar sobre como funciona a agricultura sustentável na Angola. Eu aceitei e falei sobre a agricultura familiar, alguns problemas, tipos de produção, visão do governo e minhas vivências em espaços rurais”

Outro aluno do PPGER, Romário da Silva Santana, teve a experiência de sua família veiculada no site “O Extensionista” que se configura como um portal virtual voltado ao mundo da agricultura, da extensão rural e do desenvolvimento. A família de Romário reside no meio rural de Unaí e tem desenvolvido diferentes estratégias de produção, tanto para comercialização quanto para o autoconsumo. Com base nas vivências da família Santana, a matéria apresentou questões sobre a diversificação das atividades agropecuárias, a pluriatividade e o uso de políticas de crédito rural para potencialização das estratégias de reprodução da família no meio rural. A reportagem é intitulada “Uma história de sucesso da Família Santana na diversificação de renda no meio rural” pode ser acessada clicando aqui.

Esses momentos de compartilhamento de experiências são relevantes para fortalecer a aprendizagem social. Por um lado, permitem participar do processo de construção do conhecimento, por outro, ao experimentar a reflexão e compartilhamento de conhecimentos teóricos e práticos, a comunidade ganha ao conhecer mais sobre o mundo rural e sua diversidade. Com isso, o PPGER fortalece o objetivo de contribuir para a formação de profissionais qualificados, inovadores e socialmente engajados.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.