PPGER participa de livro com escritos sobre o período da pandemia produzido pela UFVJM

Comunidade do PPGER apresenta texto sobre experiência de uma comunidade rural do Jequitinhonha no período de isolamento social

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo a necessidade do isolamento social e, consequentemente, o rearranjo de rotinas e muitos sentimentos. Pensando em registrar e guardar um pouco dessas experimentações, em janeiro de 2021, o “Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – PET Estratégias” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) produziu o e-book “Res-piro”, organizado por Janaíne dos Anjos Ferraz e Flaviana Tavares Vieira Teixeira.

O título da apresentação do livro, escrita por Kenia Soares Maia, Jamile Luz Morais Monteiro, Ricardo Monteiro Guedes de Almeida e Carolina Souza Pedreira, diz bastante sobre a obra: “A arte ou a escrita de si no período da pandemia”. Os trabalhos que integram Res-piro foram selecionadas por meio de submissão via edital público, entre setembro e novembro de 2020, sendo contemplados quase 120 autores que apresentaram suas poesias, relatos e textos, além de ilustrações e registros fotográficos.

WhatsApp Image 2021-03-28 at 20.11.28

A mestranda do PPGER, Nanci Ribeiro, professor André Rech (orientador), sua filha, Graziele de Jesus, apresentaram o relato de experiência “A pandemia de covid-19 em uma comunidade rural do Vale do Jequitinhonha”. O texto traz em linhas gerais o cenário pandêmico e seus reflexos sociais no Brasil e como isso se refletiu na comunidade quilombola de Capivari, no município de Serro-MG. Nanci faz um relato sobre essa contribuição:

“participar da escrita do livro juntamente com outros autores foi uma honra, principalmente por escrever fazendo uma reflexão sobre o momento atual que estamos vivendo com a Pandemia da COVID 19. Apesar de ser iniciante, foi um momento de colocar em prática o que foi absorvido através dos cursos de graduação e de analisar o ponto de vista de vários autores sobre o assunto. Sendo o início de um sonho começar a trilhar o caminho como escritora, uma das melhores coisas que se pode fazer, para expressar a nossa ideia de transmitir aquilo que queremos repassar para outras pessoas, estimulando a leitura crítica sobre o assunto. Foi uma oportunidade ímpar, principalmente, de melhorar a escrita. Na qual deixo os meus agradecimentos ao Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – PET Estratégias UFVJM pela oportunidade”.

No prefácio, a Professora Flaviana Tavares Vieira Teixeira demonstra a importância da produção: “Este livro é, em si, um material valioso, por ter sido construído a várias mãos e pelo que representa neste contexto de isolamento social. É importante pela sua contribuição e compartilhamento de vivências”.

O livro integrou tanto autores vinculados ao meio acadêmico quanto da comunidade externa a universidade, propiciando um ambiente enriquecedor de troca de conhecimentos e saberes em uma única obra.

Os participantes relatam a importância de fazer parte do projeto em dois vídeos disponíveis na plataforma youtube (parte 1 e parte 2). O e-book RES-PIRO foi distribuído gratuitamente para a comunidade da UFVJM e permanece disponível para download e leitura. Para fazer o download do livro gratuitamente, clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.