Série “Estudos Rurais Entrevista” traz conversa sobre Extensão Rural e Pedagogia da Alternância

Mestranda convida cientista político para discutir modelo educacional voltado para a Educação do Campo

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”.  O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A live “A Extensão Rural e a Pedagogia da Alternância no Brasil” será transmitida no canal do PPG Estudos Rurais no Youtube no dia 05 de abril de 2021, às 19h. Na ocasião, a mestranda Janice Queiroz de Pinho Gonçalves conversará com o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Guedes Moises Salerno Ricci, sobre a história da Extensão Rural e a pedagogia da alternância.

24 - Live

Rudá Guedes Moises Salerno Ricci possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autor das obras: Terra de Ninguém (Editora Unicamp), Lulismo (Editora Contraponto), Nas Ruas: a nova política que emergiu em junho de 2013 (Editora Letramento), Os Desafios do Educador (Editora Letramento), Conservadorismo Político em Minas Gerais (Editora Letramento). Ex-consultor da ONU, foi condecorado com a Medalha Grande Mérito Educacional de Minas Gerais.

Além de pesquisadora do PPGER, Janice Gonçalves é bacharel em Administração (Unicentro Newton Paiva), licenciada em Matemática (FINOM), especialista em Administração Hospitalar (Unaerp), Docência do Ensino Superior (PUC/MG), Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco). É mestre em Administração Financeira ( Universidad Americana) – Planejamento Financeiro Pessoal. Tem experiência na área Hospitalar, Empresarial e Educacional. Atualmente é professora EBTT IFMG – Campus São João Evangelista. Janice explica o convite:

Rudá é conhecido por seus trabalhos com sindicatos, com o MST e outras questões sociais, e por sua atuação no CULTIVA, uma instituição voltada à educação para a cidadania e participação social. Destaco que Rudá promoveu assessoria às experiências das Escolas Família-Agrícola e da extensão rural no Brasil.  Ouvi sua apresentação em live do SINASEFE sobre educação e pedagogia da alternância, e a propriedade da fala me levou a fazer o convite.

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER. O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa, convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais.

A pedagogia da alternância e a atuação da extensão rural, por excelência, são importantes instrumentos que ganham destaque especial na caminhada intermitente pelo desenvolvimento rural.

Acompanhe a entrevista nesta segunda-feira, 05 de abril, às 19h, no canal do PPGER.  Para assistir a live, clique aqui!

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram  | YouTube 

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.