Lançamento de livro exalta a literatura do Vale do Jequitinhonha na série Estudos Rurais Entrevista

Lançamento do conto “O Benzedor Orestes”, do escritor e mestrando do PPGER Paulo André Amaral, é plano de fundo para discussão sobre Literatura e Resistência

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é permitir a troca de experiências entre os atores do programa envolvendo toda a comunidade do PPGER e também os profissionais externos das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais.

Dessa vez, a proposta é realizar “Uma conversa sobre Literatura e Resistência” no Jequitinhonha lançando o conto “O Benzedor Orestes”, escrito pelo mestrando Paulo André Alves de Amaral. A obra trata sobre as memórias, revelando como foi transmitido o ofício de “benzedor” para “Orestes” depois de se envolver num enorme drama familiar. Esse é um momento para trazer a literatura do Vale do Jequitinhonha para o PPGER e aos ouvintes do Canal Estudos Rurais.

WhatsApp Image 2021-04-19 at 12.10.31 (1)

Paulo André Alves de Amaral é natural de Medina, Minas Gerais. Começou a escrever poesia bem novo. Amaral tem várias poesias escritas e alguns contos, mas ainda não teve oportunidade de publicar nenhum livro. Possui especialização em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Curso de Extensão como Educador Social. Atualmente é Coordenador da Comissão Pastoral da Terra/MG. Nas palavras do escritor

Essa live é de grande importância para mim enquanto escritor e estudante do programa de estudos rurais. Falar de Orestes é falar da minha própria caminhada e de muitas pessoas que nasceram e cresceram nessas terras do Jequitinhonha.

O livro tem prefácio de Josélia Barroso, o que mostra a importante relação entre mestrandos e orientadores. Paulo André faz parte do coletivo “Utopia dos Vagalumes”, um grupo de estudos coordenado por Josélia, com a participação de discentes do mestrado em Estudos Rurais e de outros cursos de graduação da UFVJM. No prefácio Josélia afirma

Via literatura, podemos dialogar com a expressão do escritor, Paulo André, que filho do Jequitinhonha, e apropriando-se dos acúmulos sociais que o motivam a escrever, pode narrar as histórias que o constituíram como um “jequitinhonhês”.

A live será mediada por Jean Gabriel que também é mestrando do PPGER e faz parte do Utopia dos Vagalumes. Jean é bacharel em Humanidades, mestrando em Estudos Rurais, ativista e militante gay, pesquisador das dinâmicas do gênero e da sexualidade em contextos interioranos.

A entrevista será conduzida por Herena Barcelos, mestranda do PPGER, nutricionista do PNAE em Itinga, membra da equipe técnica de patrimônio cultural, além de agente cultural e escritora, coidealizadora do Movimento dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha. Herena foi responsável pela diagramação e apresentação do livro.

WhatsApp Image 2021-04-19 at 20.26.21

O PPGER acredita que pautando-se na concepção dialógica da educação e em um ser humano marcado pela multidimensionalidade, a educação deve abrir-se às possibilidades dos sujeitos que constroem o fazer pedagógico, sobretudo ao propor dinâmicas que estimulem o compartilhamento de experiências e vivências.

Acompanhe a entrevista nesta quarta-feira, 21 de abril, às 19h, no canal do PPGER. Para assistir a live, clique aqui!

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram  | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.