Situação Juvenil na Agricultura Familiar é tema de conversa em live do PPGER/UFVJM

Obra de Nilson Weisheimer “A Situação Juvenil na Agricultura Familiar”, que recebeu o Prêmio Capes de Teses de Sociologia em 2010, embasa discussão sobre Juventude rural

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A Juventude Rural é um dos grandes motes da sucessão familiar rural. De todos os subalternos da sociedade brasileira, os jovens nos territórios rurais figuram entre um dos mais vulneráveis. Persiste sobre eles certa invisibilidade social, política e acadêmica, que é uma expressão cruel da exclusão social. Sem reconhecimento social eles não figuram como sujeitos de direitos nas políticas públicas. Na obra “A Situação Juvenil na Agricultura Familiar” Nilson Weisheimer rompe com a invisibilidade dos jovens agricultores familiares.

É sobre esse tema tão relevante que na série “Estudos Rurais Entrevista” Romário Santana, discente do PPGER/UFVJM, convidou o pesquisador e docente da UFRB, Nilson Weisheimer, para falar um pouco sobre sua obra que recebeu o Prêmio Capes de Teses de Sociologia em 2010. A live será realizada no dia 28 de abril de 2021, às 19h, pelo canal do Youtube do PPG em Estudos Rurais, com tema: “A situação juvenil na agricultura familiar”.

WhatsApp Image 2021-04-24 at 20.00.04

O Cientista Social, Nilson Weisheimer, é Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui  Pós-Doutorado no Departamento de Sociologia na Universidade de São Paulo (USP). É Professor Associado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e  Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRB). É Líder dos Grupos do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e do Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB). Editor da Revista Princípios. Recebeu Prêmio CAPES de Teses de 2010.

O discente Romário da Silva Santana é graduado em Pedagogia pela Faculdade INESC Unaí. É Pós-graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico pela FAVENI. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Unaí/MG e também Agricultor no projeto de assentamento P.A Tabocas em Unaí/MG. O pesquisador ingressou no Mestrado em Estudos Rurais no segundo semestre de 2020.

Romário mediará a live com Nilson sobre o livro publicado pela editora CRV. A publicação analisa a situação juvenil em suas dimensões objetivas e subjetivas – presentes nas condições de autonomia material, nos processos de socialização, nas representações sociais e nos projetos juvenis – revelando tanto a singularidade desses jovens, quanto as relações entre a situação juvenil e os impasses sucessórios na agricultura familiar. A publicação destaca as diferenciações de gênero e geração presentes no processo de trabalho familiar agrícola e na incorporação das disposições necessárias à sua reprodução.

 WhatsApp Image 2021-04-12 at 19.00.02

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quarta-feira, 28 de abril, às 19h, no canal do PPG Estudos Rurais.  Para assistir a live clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.