Docentes do PPGER abordam o tema pandemia, capitalismo e mundo rural na série Estudos Rurais Entrevista

A professora do conselho editorial do PPGER Dra. Edneila Chaves convida o professor Dr. Marcos Lobato para apresentar sua obra “Pandemia, capitalismo e mundo rural – anotações sobre doença e história em tempos de SARS-CoV-2”

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está mobilizando a série “Estudos Rurais Entrevista”. O objetivo é estimular a troca de experiência entre a comunidade do PPGER e os profissionais das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais através de lives e entrevistas no canal do Youtube.

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo diversas consequências no âmbito social, político, econômico, organizacional, educativo, psicológico, afetivo e de saúde. Nesse sentido, diversos estudos propõem  entender os arranjos e fenômenos relacionados às manifestações sobre a pandemia. 

Em 2020, o professor Dr. Marcos Lobato, docente do PPGER, lançou o livro: Pandemia, capitalismo e mundo rural – anotações sobre doença e história em tempos de SARS-CoV-2 (clique aqui para ler) e a professora Dra. Edneila Chaves, do conselho editorial do PPGER, utiliza-se do espaço de socialização de conhecimento no nosso canal para propor uma conversa sobre o tema com o professor Lobato. Para  a pesquisadora, Prof. Edneila Chaves, a obra:

(…) analisa a pandemia de covid-19 em perspectiva histórica, chamando atenção para as continuidades que a caracterizam em termos das reações governamentais e sociais que ela suscitou. Situam-se suas origens em relação aos modos de interação das sociedades com a natureza, os quais, no capitalismo globalizado, tornaram-se maciçamente produtores de degradações dos ambientes rurais e urbanos e, por isso mesmo, potencializadores da emergência de novas doenças zoonóticas.

O professor Marcos Lobato Martins possui graduação em História e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Foi professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Diamantina, professor da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (FPL) e professor da Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo. Lecionou no curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atualmente é professor da UFVJM, Campus Diamantina. Tem experiência na área de História Regional, com ênfase em História do Vale do Jequitinhonha (MG) e na área de História Ambiental. 

Edneila Rodrigues Chaves é Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense  (UFF) e com formação também em História em nível de mestrado (UFMG) e em nível de graduação (PUC-MG). Atualmente é Professora adjunta II, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuações nesta instituição: coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (2018-2020), docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Rurais (2016-atual), docente nos cursos de graduação em História e de curso Bacharelado em Humanidades (2014-atual); atuação em conselhos e comissões administrativas. É pesquisadora vinculada ao Laboratório de História Econômico-social (UFF/CNPq). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de História e na área Interdisciplinar.

WhatsApp Image 2021-05-10 at 18.59.04 (1)

Arte de fundo do post: Imagem da capa do livro: Pintura de François-René Moreau. Dom Pedro II visitando doentes de cólera em hospital no Rio de Janeiro. Biblioteca Nacional, RJ.

São temas importantes tratados por Lobato: a postura e dificuldades dos países frente à pandemia, relacionando-as com o capitalismo, o contexto de medo, inseguranças e mentiras, o embate egoísmo x solidariedade, a análise da pandemia como catalisadora de mudanças sociais e a relação saúde x doença, a partir de contexto ambientais locais, nacionais e globais, destacando a responsabilidade de cada um nessa dinâmica de se prevenir zoonoses. 

Com essa atividade, o PPGER estabelece interlocução com o curso de graduação em História (UFVJM), cuja temática da live tem interface com os conteúdos das disciplinas de História Contemporânea I e História Contemporânea II, no atual semestre, ministradas pela profª Edneila Chaves e pelo prof. Marcos Lobato, respectivamente.

Este debate é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM através da série Estudos Rurais Entrevista. É público, gratuito e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 13 de maio, às 19h, no canal do PPG Estudos Rurais.  Para assistir a live clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram  | YouTube 

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.