Docente do PPGER participa do seminário “Turismo Para quem? Trabalho, Povos e Direitos Humanos”

Alan Faber do Nascimento levou a discussãoTurismo de Experiência e a Tradição Perdida” para evento organizado pela Rede internacional de Estudos Críticos de Turismo Território e Autodeterminação 

A Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo Território e Autodeterminação – REESCRITA, realiza o seminário virtual “Turismo Para quem? Trabalho, Povos e Direitos Humanos”. O seminário iniciou no dia 03/05, sendo composto por cinco encontros que acontecem semanalmente. Para o professor Thiago Sebastiano de Melo, Docente no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), o objetivo do evento é ocupar o campo do debate público sobre temas pertinentes ao fenômeno turístico, fenômeno multiescalar e multidimensional que tem passado por fortes desafios no campo empírico e teórico. 

WhatsApp Image 2021-05-12 at 15.57.29

Foto: Participação do Prof. Dr. Alan Faber do Nascimento

O docente do PPGER, Alan Faber do Nascimento, também professor do curso de Turismo da UFVJM, participou da segunda mesa intitulada: “Existência turistificada e vigiada: refletindo sobre a reorganização produtiva , novas tecnologias, biopoder e controle social”, realizada no dia 11 de maio. Na ocasião, outros profissionais estiveram presentes para discussão do tema. De acordo com o professor Alan Nascimento, sua fala intitulada “Turismo de Experiência e a Tradição Perdida” tratou de:

ensaio baseado na leitura de Adrian Franklin, professor e pesquisador da Universidade do Sul da Austrália e Tasmânia, defendendo a ideia de que o turismo de experiência é mais do que um nicho de mercado ou mesmo uma proposição filosófica (do tipo arte perdida de se viajar). O turismo de experiência é, antes, um novo corpus teórico que tem procurado se contrapor à ideia de que o turismo é uma prática oculocêntrica e extraordinária, típica da tradição sociológica dos anos 1970 e 1990 (Louis Turner, Dean MacCannel, John Urry, Francisco Jurdao Arrones, Jean Didier Urbain, etc.). 

Alan possui graduação em Turismo e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” do campus de Rio Claro (UNESP), e pós-doutorado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além das atividades de docência e extensão na UFVJM, atua em atividades de produção científica nos seguintes temas: Sociologia e História do Turismo, Sociologia do Lazer e Comunidades Tradicionais. 

WhatsApp Image 2021-05-12 at 15.57.27

O seminário continua e os encontros acontecem semanalmente, a partir das 10h, porém é preciso observar que ocorrem em dias diferentes, no decorrer da semana. Os próximos encontros serão: 19 de maio (quarta-feira), 27 de maio (quinta-feira) e 04 de junho (sexta-feira). A mesa 1 e a mesa 2, que teve a participação do nosso professor Alan, permanecem disponíveis no canal do youtube UnBTV. Clique aqui para assistir

-——

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais. 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.