Discentes do PPGER se envolvem em projetos com Escolas Estaduais

Atuação de mestrandos mostra a importância da interação entre a pós-graduação e a educação básica

O desenvolvimento de projetos virtuais tem sido uma realidade do ensino no período de isolamento social, em função da pandemia de COVID-19. Uma das formas de socialização de conhecimentos e promoção de debates importantes entre a educação e a sociedade é a produção de encontros síncronos, com a presença de pessoas ligadas aos temas em discussão, essas são as conhecidas lives. Rodas de conversa, seminários, congressos e afins têm sido desenvolvidos pelos diferentes espaços estudantis e com diferentes propostas.

O PPGER tem desenvolvido em seu curso a série Estudos Rurais Entrevista, que objetiva permitir a troca de experiências entre os atores do programa envolvendo toda a comunidade do PPGER e também os profissionais externos das áreas interdisciplinares que atuam no campo dos estudos rurais. Além disso, nossos mestrandos têm se destacado também em suas áreas de atuação profissional, cultural, acadêmica, divulgados em nossas mídias digitais.

Nos últimos dias, alguns mestrandos desenvolveram ações junto às instituições de ensino básico estadual em suas cidades natais e os resultados mostram a importância dessa interação para a formação dos alunos e para inserção do PPGER na comunidade em que se insere.

Na última terça-feira, 25 de maio, Filipe Maciel realizou uma aula aberta no canal do PPGER com o tema “Revisão histórica de Peçanha-Minas Gerais numa perspectiva Quilombola”, em parceria com a professora historiadora Erlane Paula Santos Pereira. A ação foi uma parceria com a Escola Estadual Dr. Antônio da Cunha Pereira.

Live Filipe e Erlane (1)

Outra ação importante diz respeito aos projetos ligados à temática “A Mulher na Sociedade”, desenvolvido pelas escolas da rede estadual, como parte das atividades letivas do ensino remoto. Nossa mestranda Lauanda Lopes realizou a mediação da live “Mulheres Fantásticas do Jequitinhonha”, desenvolvida pelas Escolas Estaduais Dom José de Haas e Bom Jesus da Aguada Nova, da cidade de Araçuaí, realizada no dia 29 de maio. Herena Barcelos se apresentou nas lives Mulheres Fantásticas, da Escola Estadual do Povoado de Taquaral, e Mulher, espaço de lutas e conquistas, da Escola Estadual Manoel da Silva Gusmão, da Itinga, realizadas em meados de maio.

WhatsApp Image 2021-06-01 at 15.41.38

Filipe é bacharel em Agronomia e artista. Lauanda é bacharela em Humanidades, técnica em teatro, poetisa e cursa também licenciatura em História pela UFVJM. Herena é nutricionista do PNAE, agente cultural e escritora.

O intercâmbio entre a universidade e a educação básica promove espaços de troca e democratização do conhecimento, trazendo ganhos em diferentes dimensões e para ambos os espaços. Essa interação entre os diferentes espaços de aprendizagem é uma busca constante, no sentido de construir conjuntamente caminhos e discussões sobre as tantas questões que perpassam a educação.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.