Semana de Gentilezas do PPGER/UFVJM irradia reflexão, bem-estar, arte e motivação na comunidade acadêmica

As ações foram um conjunto de  iniciativas dos discentes para lançar o chamamento da coletânea artística do programa e espalhar pequenos atos de cuidado e delicadeza

WhatsApp Image 2021-06-17 at 16.26.52

Tendo em vista o chamamento para a coletânea artística do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – PPGER/UFVJM, e o difícil momento que enfrentamos, diante do isolamento social em decorrência da pandemia de Covid 19, a comissão discente de organização da obra apresentou e desenvolveu a “Semana de Gentilezas do PPGER/UFVJM”.

A Semana aconteceu entre os dias 6 e 12 de junho de 2021. A proposta envolveu a construção  de pequenas ações voltadas ao estímulo,  motivação, inspiração, força e bem-estar na comunidade interna e externa do PPGER. As ações desenvolvidas, durante os sete dias, foram iniciativas em torno da gravação de vídeos motivacionais, respostas de posts, envio de mensagens positivas e de elogios para amigos e conhecidos, bem como, a reflexão sobre o autocuidado em tempos de pandemia. Grande parte das ações podem ser encontradas nas redes sociais do programa no instagram, facebook e youtube

Além disso, foram convidados artistas do Movimento dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha para compartilhar um pouco de sua arte, de quem o PPGER recebeu poemas produzidos e declamados especialmente para nossa semana, que fizeram parte do vídeo de abertura e da série Pé de Poesia. O movimento cultural da região foi representado também pelos artistas músicos e compositores Rubinho do Vale, Wilson Dias, Ivan Pestana e Zaak Porto que participaram da live da série Estudos Rurais Entrevista “Musicalidade, Cultura e História: a viola no Jequitinhonha”, mediada pelo mestrando Joênio Carvalho, com participação especial do professor Dr. José Carlos Freire, coordenador do projeto de extensão Rádio Zói d’Água. A música utilizada na produção das mídias foi feita pelo compositor de Pedra Azul João de Ana.

WhatsApp Image 2021-06-17 at 16.26.59

Dois momentos podem ser considerados especiais no decorrer da semana: o dia do elogio e o lançamento do chamamento para coletânea.

A quinta-feira, 10 de junho, foi eleita como o dia do elogio. Os recadinhos com mensagens de carinho se espalharam por todo PPGER, estimulando também que a ação atingisse outros espaços, por meio de nossas redes sociais e dos contatos de nossos profissionais e discentes.

A Antologia do PPGER será uma coletânea de escritos e representações visuais das diferentes manifestações artísticas dos alunos e profissionais do Mestrado e seus convidados, em formato e-book, com o objetivo de estimular a produção e trocas artísticas ligadas ao mundo rural.

WhatsApp Image 2021-06-17 at 16.26.54

Vale registrar que as aulas da semana aconteceram em clima muito agradável, com momentos de música, poesia e diálogo.

Com a Semana de Gentilezas, o PPGER espera que mestrandos, professores, técnicos e todos que de alguma maneira tenham participado das atividades desenvolvidas sintam-se mais motivados para continuar com os cuidados do isolamento, buscando saúde emocional frente às tantas adaptações necessárias nesse período difícil. Acreditamos que estarmos juntos é a melhor maneira de tentar lidar com a pandemia e todas as suas consequências.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.