PPGER promove aula pública sobre ruralidade, agricultura e mudanças climáticas

Os pesquisadores Vanderlei Ferreira e Fabiani Bender participam da aula pública abordando os temas sobre a crise ambiental e eventos extremos na agricultura. 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) promove a aula aberta “Ruralidade, Agricultura e Mudanças Climáticas” nesta quinta (16/09), 19h no canal do Youtube.

WhatsApp Image 2021-09-16 at 11.31.20 AM

 O  prof. Dr. Marcos Lobato Martins coordenará a aula, com participação do Prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Ferreira e da Profa. Dra. Fabiani Denise Bender. A exposição do prof. Vanderlei Ferreira será sobre “A crise ambiental global: conjuntura, interpretações e os desafios dos estudos ambientais”. A  profa.  Fabiani   Bender fará exposição sobre “Eventos Extremos e Impactos sobre a Agricultura”.

Vanderlei de Oliveira Ferreira é geógrafo, mestre e doutor em Geografia/Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Foi professor da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, e da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, consultor técnico da Ecodinâmica Consultores Associados – Estudos e Projetos e sócio-diretor da MERIDIAN – Consultoria em Análise e Gestão Ambiental. Atualmente é docente da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão em temas e problemas especialmente vinculados à Hidrologia e Climatologia, com destaque para os impactos das mudanças climáticas e do uso e ocupação das terras sobre os fatores determinantes da dinâmica hidrológica, recorrendo a instrumentos de análise tendencial e recursos geocartográficos. É coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do IG/UFU e credenciado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU). Para saber mais, acesse seu CV Lattes

Fabiani Denise Bender é bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestre em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – IAG/USP; Doutora e Pós-Doutora em Ciência, pelo programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas, pela ESALQ/USP, Piracicaba, SP. Com projeto de pesquisa voltado para a avaliação dos impactos das mudanças climáticas na produtividade da cultura do milho (1ª e 2ª safra) e batata inglesa (1ª, 2ª e 3ª safras), em diferentes regiões brasileiras, e análise de estratégias de manejo para minimização de seus impactos. Tem experiência nas áreas de agrometeorologia e climatologia com enfoque no uso de modelos de simulação de culturas, e aplicações em diferentes cenários climáticos. Atualmente é bolsista no programa de mudanças climáticas no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), onde contribui na consolidação de trabalhos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, na avaliação de impactos em atividades estratégicas para o Brasil, no que se refere aos impactos de eventos extremos (secas/chuvas) na agricultura de sequeiro e nos recursos hídricos de abastecimento humano e geração de energia elétrica. Para saber mais, acesse seu CV Lattes.

Nosso docente, prof. Marcos Lobato, é Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor da UEMG, Campus de Diamantina, professor da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (FPL) e professor da Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo. Lecionou no curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é professor da UFVJM, Campus Diamantina. Tem experiência na área de História Regional, com ênfase em História do Vale do Jequitinhonha (MG) e na área de História Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: mineração de diamantes e homens de negócio de Diamantina, abastecimento e estradas regionais no período 1870-1930, história ambiental de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha. Para saber mais, acesse seu CV Lattes

Este debate é uma iniciativa do Prof. Dr. Marcos Lobato Martins e pela Prof. Dra Edneila Rodrigues Chaves e organizada pela Comissão de Comunicação do PPGER-UFVJM. A Aula é pública, gratuita e não há necessidade de inscrição. O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais objetiva com isso estimular o protagonismo das pessoas que fazem parte da Comunidade PPGER.

O nosso canal na plataforma YouTube, PPG Estudos Rurais, é um espaço gestado pelos discentes e docentes do Programa convidando diferentes especialistas em temáticas caras e importantes aos Estudos Rurais. A pesquisa, por excelência, é um tema que ganha destaque especial na busca pela fronteira do conhecimento científico.

Acompanhe a entrevista nesta quinta-feira, 16 de setembro, às 19h, no canal do PPG Estudos Rurais.  Para assistir a live clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

 

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: 

Facebook  | Instagram | YouTube 

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.