Pesquisadores do PPGER estão em ranking de produtividade científica da América Latina

André Rodrigo Rech e Rosana Passos Cambraia aparecem em lista organizada pela Alper-Doger Scientific Index

Recentemente, a organização independente Alper-Doger Scientific Index divulgou o ranking Latin American Top 10.000 Scientists, que listou os 10 mil pesquisadores com maior produtividade e influência nos últimos cinco anos na América Latina. Desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döğer o rol utiliza  índice i10, que representa as publicações com mais de 10 citações, o índice H, que também procura quantificar o impacto de pesquisas com base nos artigos mais citados, e as pontuações de citação no Google Scholar. Dois docentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), André Rodrigo Rech e Rosana Passos Cambraia, aparecem listados no ranking.

WhatsApp Image 2021-10-18 at 12.45.27

André Rodrigo Rech é professor da UFVJM, Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados. Estuda Biologia reprodutiva e interação inseto-planta, atuando principalmente com os temas: reprodução de plantas, processos reprodutivos e variações nas escalas de espaço e tempo, recursos florais, interações e evolução de sistemas de polinização, uso de recursos naturais, serviços ecossistêmicos e produção de alimentos.

Segundo o AD Scientific Index 2021, seu trabalho mais popular é Biologia da Polinização, lançado em 2014. O perfil do professor no site do ranking traz alguns dados de suas publicações científicas, considerados para este levantamento, como as mais de 600 citações nos últimos cinco anos . O docente, Prof. Rech considera:

“O resultado é um retorno importante para um trabalho intenso e insistente num país onde fazer ciência e falar verdade não são atividades muito valorizadas”.

Rosana Passos Cambraia é graduada em Zootecnia  pela Universidade Federal de Viçosa, doutora e mestre em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Docente em diferentes programas da UFVJM, orienta pesquisas de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCC) na área interdisciplinar, com interface na saúde coletiva e saúde ambiental. Participa de projetos de pesquisa financiados, sendo que coordena projetos com fomento da Fapemig, CNPq e Capes. Desenvolve projetos de pesquisa em agricultura urbana, segurança alimentar e zooterapia em comunidades tradicionais.

A professora também tem seu perfil com dados das publicações científicas no site do ranking, que traz o total de 418 citações e seus trabalhos listados na plataforma do Google Scholar. Seu depoimento é de extrema importância para o programa, especialmente para nossos discentes:

“A manutenção do currículo sempre atualizado é uma necessidade constante na vida acadêmica. Sempre mantenho meu currículo atualizado e sempre adiciono as publicações nas bases em que me encontro cadastrada. Ou seja, a visibilidade dos trabalhos de pesquisa, na atualidade, significa disponibilizar as publicações (produções) de forma on-line. Sempre sugiro aos colegas (discentes e docentes) a completude no preenchimento de formulários (como por exemplo do Currículo Lattes CNPq), adicionando linhas de pesquisa, palavras-chave, áreas e setores de atuação (também adicionando títulos e resumos em inglês, quando possível), além dos links atualizados. Aos pós-graduandos, especialmente, recomendo capricho na construção/manutenção do currículo acadêmico, sempre revisando a digitação, a ortografia, a gramática e a adição de links corretos que levem realmente às publicações/produções”.

Professores de outros programas da UFVJM também foram listados no ranking, o que demonstra a qualidade de nosso corpo docente e o compromisso da Universidade com a produção científica.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.