Professora do PPGER/UFVJM lança livro Sons do Silêncio: Religião Católica e Educação Escolar

A obra foi publicada em setembro deste ano e busca romper o tabu de que “política e religião não se discutem”

A socialização dos conhecimentos e dos estudos científicos é um dos desafios do ambiente acadêmico. Nesse sentido, sublinha-se a importância das publicações dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM) na integração social e partilha da produção científica.

Imagem para as redes sociais

Em setembro deste ano, a Prof. Josélia Barroso Queiroz Lima, docente do Programa lançou o livro “Sons do Silêncio: Religião Católica e Educação Escolar”, que procura entender a complexidade das relações simbólicas e os desafios à democratização das relações sociais, por meio da análise dos processos educacionais, sobretudo dos silenciamentos históricos, de uma escola pública de Sabinópolis, no interior de Minas Gerais. Conforme se encontra na sinopse do livro:

Sons do Silêncio: um estudo de caso revela os processos conciliatórios que marcam a cultura brasileira e em específico, a cultura escolar. Investigando a relação entre a religião católica e a educação pública escolar, tendo por foco o estudo de caso de uma escola pública do interior de Minas, o livro aborda as representações sociais que circulam e  que reproduzem séculos de valores hierarquizantes, nos quais a lógica patriarcal, colonial, sexista e racista se mantém naturalizada no cotidiano social e educacional.

A professora Josélia Barroso, além de atuar no PPGER, é docente de Psicologia Social e Coordenadora do Projeto de Extensão: “Rede de proteção à Mulher: rompendo a violência, o silêncio e a invisibilidade” e Coordenadora do “NOS: Núcleo de Orientação Socioeducativo Contra a Violência à Mulher”. No PPGER atua orientando mestrandos na área de Educação e Religiosidade Popular. a obra faz consonância com a caminhada de pesquisa e engajamento da docente.

A publicação deste livro objetiva divulgar o estudo, dialogar com os avanços sociais pós Constituição Federal de 1988,  defender a necessidade do enfrentamento das injustiças sociais dirigidas aos negros, aos indígenas, às mulheres, reafirmar as politicas afirmativas de direito como condição da democracia social.

O livro tem o selo da Editora Appris e se encontra à venda em diversas plataformas e sites de venda.  Consulte aqui

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.