Professor do PPGER/UFVJM participa da organização do livro “Vida e Luta das Comunidades Apanhadoras de Flores Sempre-vivas em Minas Gerais”

A obra reúne professores e pesquisadores de diferentes universidades, participantes do Grupo de Estudos em Territórios, Sociobiodiversidade e Agriculturas Tradicionais e será publicada em dezembro

A publicação de obras da comunidade acadêmica representa uma das maneiras de  socialização das pesquisas e produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGER/UFVJM) compartilha com entusiasmo a produção de nossos docentes e discentes.

Dessa vez, divulgamos o trabalho “Vida e luta das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas em Minas Gerais”, do qual participa nosso docente Claudenir Fávero. O livro reúne um conjunto de estudos desenvolvidos por mais de uma década, marcado pela interdisciplinaridade de olhares voltados às comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas da Serra do Espinhaço Meridional. O lançamento virtual será neste dia 03 de dezembro, às 14 horas. Além de autor participante da obra, Fávero faz parte da equipe de editores.

Capa versão digital

Claudenir Fávero é Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFVJM), professor do Departamento de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato e líder do Grupo de Estudos em Territórios, Sociobiodiversidade e Agriculturas Tradicionais, em Diamantina-MG.

A apresentação do livro evidencia que a organização é fruto do trabalho de núcleos de estudos e laboratórios de diferentes universidades, que se reuniram para formar o Grupo de Estudos em Territórios, Sociobiodiversidade e Agriculturas Tradicionais (GETSAT), certificado pela UFVJM.

Para a realização dos estudos e pesquisas, os referidos grupos executaram mais de uma dezena de projetos de pesquisa e extensão que receberam apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Vida e luta das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas em Minas Gerais Minas Gerais (FAPEMIG), do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC) e das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Extensão e Cultura (PROEXC) da UFVJM.

Também figuram entre os colaboradores a Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (CODECEX), o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), a organização Terra de Direitos (TDD) e dezenas de estudantes universitários.

O livro estará disponível para Download após o lançamento.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.