Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais abre seleção para Mestrado para o segundo semestre de 2022

As inscrições devem ser feitas entre 02 a 13 de maio, por meio do Sistema de Gestão de Inscrições e preenchimento de um formulário online

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), abre, no dia 02 de maio, as inscrições para o processo seletivo de 2022. O Edital 36/2022 contempla 14 (quatorze) vagas de ampla concorrência e 02 (duas) vagas suplementares. Há vagas para ampla concorrência, negros, índios e portadores de deficiência.

DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA

O Programa procura atuar nas mesorregiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas Gerais, considerando a grande responsabilidade que é a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão nestes territórios, marcados por significativa diversidade, em que uma parte, cerca de 91 municípios estão inseridos no semiárido mineiro, e de modo geral, as mesorregiões apresentam características bastante diversas e singulares, a considerar as paisagens e a composição dos biomas, povos e comunidades e os modos de vida que expressam relações de convivência com o meio. Além disso, o PPGER, em seu processo de internacionalização, foca em projetos de pesquisa em todo o território nacional e internacional. 

Essa realidade indica que há demandas para pesquisas e que há também um grande potencial para que subsidiem processos de elaboração de projetos, planos e políticas públicas. Outra função primordial das pesquisas, em nível de pós-graduação e vinculados à universidade pública, refere-se a importância de estudo e reconhecimento dos saberes populares, expressões artísticas e religiosidades, tecnologias socialmente elaboradas para a convivência com o semiárido ou com a dinâmica das águas (seis meses de chuva, seis meses de seca), pesquisas que possam contribuir para a defesa dos povos, comunidades e territórios que produzem vida. Como o PPGER é um programa interdisciplinar, sugere-se acessar a seção docentes no site para conhecer mais sobre os pesquisadores do programa. 

As aulas serão presenciais, realizadas no período diurno, no campus da UFVJM, localizado na cidade de Diamantina, com possibilidade de algumas disciplinas serem ofertadas no campus da UFVJM situado na cidade de Unaí, Minas Gerais.

Considerando que a grande maioria do público-alvo são estudantes e trabalhadores, o Programa organiza suas atividades didáticas de modo concentrado nas quintas e sextas-feiras, e está em fase de experimentação, a realização de aulas concentradas (quinta, sexta e sábado) quinzenalmente.

A publicação do cronograma de realização das entrevistas será divulgada pelo PRPPG/UFVJM no dia 08 de junho de 2022. As entrevistas (online) ocorrem entre os dias 14 de junho a 29 de junho. A lista final de candidatos aprovados será divulgada no dia 22 de julho de 2022 no site da PRPPG/UFVJM. 

As orientações para a inscrição, bem como detalhes do processo seletivo estão disponíveis no Edital, clicando aqui. 

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com o Programa pelo e-mail ppger@ufvjm.edu.br

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.