Convite para defesa de Dissertação de Lauanda Lopes de Souza

Mestranda defenderá trabalho sobre o silenciamento dos sujeitos no Jequitinhonha

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) convida para a defesa de dissertação da discente Lauanda Lopes Souza, com a pesquisa: “MÃOS E PÉS NA TERRA: análise dos silenciamentos nos diagnósticos sobre o Jequitinhonha”. O trabalho foi orientado pela Profª. Dra. Aline Weber Sulzbacher (PPGER/UFVJM) e coorientada pela Profª. Dr.a Aline Faé Stocco  (PPGER/UFVJM).

A proposta deste trabalho é analisar o processo de regionalização do “Vale do Jequitinhonha” tratando especialmente do discurso hegemônico construído sobre essa região no interior do processo de sua criação. A pesquisa assumiu a interseccionalidade como perspectiva de análise, considerando a articulação das opressões de gênero, raça e classe como elemento central para a compreensão da realidade.

Com isso, buscou-se identificar como o silenciamento e a negação de uma diversidade étnica dos sujeitos e comunidades, em nome da construção da identidade regional/nacional revelam também o ocultamento da exploração histórica a que esses sujeitos foram submetidos. Com isso, observa-se que algumas categorias difundidas pelo Estado se produzem diretamente da dimensão racial, ocultando um processo de domesticação dos corpos dos sujeitos em prol dos interesses do sistema capitalista, onde essa localidade tem se tornado um polo exportador de força de trabalho negra e barata para outras regiões, bem como de seus recursos naturais como a mineração.

Lauanda

Foto no fundo (da arte): Ernani Calazans

A defesa será realizada nesta segunda-feira, 25 de abril, às 14h, por videoconferência. A banca examinadora será composta pela profa Dra. Ana Carolina Gonçalves Leite (UFPE), Prof. Dr. André Luis Lopes Borges de Mattos (UFVJM) e Profa. Dra. Josélia Barroso Queiroz Lim (PPGER/UFVJM).

Os interessados em acompanhar a defesa pelo Google Meet devem solicitar o link pelo e-mail: lauanda.lopes@ufvjm.edu.br. A defesa acontecerá inteiramente online, em acordo às medidas emergenciais adotadas pela UFVJM em função da pandemia COVID-19. A publicidade está garantida pela transmissão simultânea via web.

O Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais é um centro de excelência em estudos rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina e também com atuação no campus de Unaí, Minas Gerais.

Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais:

Facebook  | Instagram | YouTube

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.