Disciplinas

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS RURAIS

DISCIPLINAS

ERU510 – INTERDISCIPLINARIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Tipo: Obrigatória

Ementa: A complexidade da sociedade contemporânea e a crise do paradigma disciplinar. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Processo da pesquisa interdisciplinar. Métodos qualitativos. Métodos quantitativos. Novas tecnologias de informação e estudos rurais.

Créditos: 4

ERU520 – O AGRÁRIO E O RURAL NA TEORIA SOCIAL

Tipo: Obrigatória

Ementa: O pensamento marxista sobre o campesinato e o desenvolvimento rural no capitalismo. A sociologia rural norte-americana na perspectiva funcionalista. A questão agrária e a diversidade das relações sociais de produção no meio rural. Teorias, categorias analíticas e representações sobre o rural em estudos etnológicos. Sistemas agrários camponeses, formas de sociabilidade e de direito costumeiro, ordenação territorial em comunidades camponesas. Estruturas sociais e práticas simbólicas no campo. Reciprocidade, estratégias camponesas e mercado. Mudança social nas comunidades e sociedades camponesas.

Créditos: 4

ERU530 – DINÂMICAS DO AGRÁRIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Tipo: Obrigatória

Ementa: Configurações atuais no campo. Dinâmica espacial da agricultura, fronteiras agrícolas e processos de modernização no campo. A estrutura fundiária brasileira e os conflitos no campo. Territórios da agricultura empresarial e da agricultura camponesa A questão agrária e a questão ambiental na sociedade contemporânea. Agricultura e políticas públicas no Brasil contemporâneo.

Créditos: 4

ERU540 – POLITICAS PUBLICAS E MUNDO RURAL

Tipo: Obrigatória

Ementa: O Estado, governo e as políticas públicas. Concepções de desenvolvimento no mundo rural e políticas públicas. Instituições públicas e gestão democrática (conselhos, comitês etc.). Formulação, execução, gestão e análise de políticas públicas (atores, agendas, conflitos etc.). Relação campo-cidade e sistemas alimentares. Modos de vida, sujeitos, povos e comunidades tradicionais e agenda política.

Créditos: 4

ERU550 – SEMINARIOS DE DISSERTAÇÃO

Tipo: Obrigatória

Ementa: Discussão dos projetos de dissertação com ênfase nas questões teórico metodológicas, na revisão bibliográfica e na análise de fontes.

Créditos: 3

ERU560 – DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Tipo: Obrigatória

Ementa: Apresentar e defender os resultados dos estudos e pesquisa desenvolvida no mestrado, a partir das linhas de pesquisas estruturadas Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais da UFVJM (PPGER/UFVJM).

Créditos: 18

 ERU600 – ESTAGIO DOCÊNCIA

Tipo: Eletiva

Ementa: Estágio a ser realizado pelos discentes, para o exercício de práticas docentes em nível de graduação e em diálogo com sua formação no curso de mestrado acadêmico.

Créditos: 4

ERU610 – ANTROPOLOGIA E HISTORIA DA ALIMENTAÇÃO

Tipo: Eletiva

Ementa:A globalização alimentar e suas fases: 1)A visão eurocêntrica sobre os alimentos encontrados no Novo Mundo e sua repercussão para a produção, a circulação e o consumo dos alimentos no ocidente; 2) A indústria de alimentos e a criação de substâncias alimentares para o consumo humano; 3)A comida como representação da organização social; 4)As práticas alimentares e suas significações; 5) Os Alimentos regionais e a valorização da agricultura alimentar.

Créditos: 4

ERU620 – MANIFESTAÇÕES DA LINGUAGEM RELIGIOSA NA CULTURA RURAL

Tipo: Eletiva

Ementa:Discussão do fenômeno da religiosidade, sobretudo a popular, em suas múltiplas expressões, de modo a compreender a função social, a construção de modos de pensar, de expressar e os saberes que se veiculam através da linguagem religiosa e que se revelam nos rituais sociais, nas artes, no cotidiano e que compõem a cultura rural. Sendo a religiosidade um fenômeno complexo e discutido por diferentes e diversas áreas de saber, a disciplina se organizará de modo interdisciplinar, de modo a compreender as transformações que marcam o cenário camponês, rural e que afetam a relação com o sagrado e suas expressões.

Créditos: 4

ERU630 – AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Tipo: Eletiva

Ementa: interações homem-natureza na agricultura. Agricultura e natureza nas sociedades pré-modernas. Modernização da agricultura e afastamento da natureza. Impactos ambientais e sociais da agricultura no Brasil e na América Latina. Agricultura e biotecnologias. Agriculturas alternativas, agroecossistemas e agriculturas orgânicas. Saberes e usos da natureza nas comunidades rurais tradicionais.

Créditos: 4

ERU640 – AGROECOLOGIA E QUESTÕES SOCIAIS DO CAMPO

Tipo: Eletiva

Ementa: Histórico e modelos de agricultura. Origens e trajetórias da agroecologia. Fundamentos e princípios da agroecologia. Questões agrárias, movimentos sociais, campesinato e agroecologia no Brasil. Processos e estratégias de transição agroecológica. Produção do conhecimento em agroecologia.

Créditos: 4

ERU650 – GÊNERO E AGRICULTURA 

Tipo: Eletiva

Ementa: Agricultura familiar e divisão sexual do trabalho. Desigualdades, herança e identidades de gênero entre agricultores familiares. O lugar da mulher nos espaços de decisão nas comunidades rurais. Organizações de mulheres rurais e as mulheres no sindicalismo rural. As mulheres e as transformações no campo. Empoderamento feminino e políticas públicas agrárias.

Créditos: 4

ERU661 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ESPAÇOS RURAIS E SISTEMAS AGRÁRIOS

Tipo: Eletiva

Ementa: Conceitos de sistemas agrários, sistemas agrários no Brasil – agricultura e pecuária e os sistemas de criaçao, sistemas agrários alternativos e sistemas agrários na agricultura familiar.Tecnologias sociais como ferramenta de desenvolvimento nos sistemas agrários.

Créditos: 4

ERU710 – AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Tipo: Eletiva

Ementa:  Políticas agrícolas e modernização da agricultura no Brasil. Agronegócio brasileiro: organização e funcionamento. Mercados agrícolas, concorrência e competitividade. Cadeias produtivas, cadeias de suprimento e negócios agroindustriais. Impactos socioeconômicos do agronegócio nas regiões brasileiras.

Créditos: 4

ERU720 – TÓPICOS ESPECIAIS EM CULTURA E MUNDO RURAL

Tipo: Eletiva

Ementa: Cultura, Tradição e ancestralidade do mundo rural. Saberes e fazeres tradicionais. Festejos ritualísticos. Cultura e arte a das comunidades tradicionais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Créditos: 4

ERU740 – AGRICULTURA FAMILIAR, PLURIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Tipo: Eletiva

Ementa: Definições de Agricultura Familiar. Correntes teóricas da unidade familiar no campo e o desenvolvimento. Multifuncionalidade e pluriatividade como vetores do desenvolvimento – o rural não agrícola. Agroecologia e agricultura familiar. Agricultura familiar no Brasil, em Minas Gerais e no Norte de Minas.

Créditos: 4

ERU760 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Tipo: Eletiva

Ementa: Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa social. Instrumentos de coleta e análise de dados. A articulação entre dados de natureza quantitativa e qualitativa.

Créditos: 4

Disciplinas 2019.2 e 2020.1

Planilha de disciplinas 2017 a 2019

Oferta de disciplinas 2019.1