Grupos de Pesquisa

diretório cnpq

Grupos de pesquisa certificados

(docentes do PPGER coordenadores)

 

1) Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato (NAC/UFVJM)

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2613516282472715

Coordenação: Prof. Dr. Claudenir Fávero

Área predominante do grupo: Agronomia

Vinculado ao Departamento de Agronomia (DAG) da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), O NAC é constituído por professores, técnicos e estudantes da UFVJM, e colaboradores externos quando compondo a equipe de projetos em execução. Tendo como referência a agroecologia e como espectro de atuação as diversas expressões do campesinato, o NAC realiza projetos de pesquisa e extensão buscando a interação entre os conhecimentos acadêmico-científicos e os saberes camponeses e tradicionais na perspectiva da construção do conhecimento e da inovação tecnológica agroecológicos.

 

2) Grupo de Estudo dos Povos Indígenas de Minas Gerais

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2612091203185819

Coordenação: Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho e Profa. Dra. Rosana Passos Cambraia

Área predominante do grupo: Antropologia

O GEPIMG se esforça para auxiliar a luta organizada dos povos indígenas de Minas Gerais. Atualmente estamos colaborando com a formação do NEABI-UFVJM. Encaminhamos para FUNAI laudo antropológico, em 2015, da comunidade indígena Pankararu e Pataxó da cidade de Araçuaí-MG, Vale do Jequitinhonha. Aldeia Cinta Vermelha Jundiba. Participação no Comitê Gestor de Direitos Humanos da UFVJM. Organização de encontros com os povos indígenas Huni Kuin do Acre em abril de 2017e julho 2018. Projetos de pesquisa de mestrado e participação no Conselho Editorial da revista eletrônica Moitará dedicada a questão indígena.

 

3) Alimentação, Educação Alimentar e Nutricional: subjetividade, sociedade e cultura

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4699032104311399

Coordenação: Profa. Dra. Nadja Maria Gomes Murta

Área predominante do grupo: Nutrição

O grupo vem desenvolvendo pesquisas relacionados a educação alimentar e nutricional (EAN) desde 2014, sendo o ambiente escolar seu principal foco de estudo. Em 2018 iniciou projeto de pesquisa com interface na extensão que prevê qualificar docentes no tema EAN, avaliar e monitorar o estado nutricional e qualidade de lanches de escolares da comarca de Diamantina. Desenvolveu e validou livro para auxiliar docentes do ensino fundamental a incluir EAN no ensino fundamental I. O grupo tem apresentado resultados dos estudos relativos às linhas de estudo em eventos científicos, locais, nacionais e internacionais. Alguns membros do grupo passaram a integrar o mestrado acadêmico em Alimentação e Nutrição da UFVJM.

 

4) Grupo Jequi

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0050861572892708

Coordenação: Profa. Dra. Rosana Passos Cambraia, com participação dos professores Nadja Maria Gomes Murta e Marivaldo Aparecido de Carvalho

Área predominante do grupo: Saúde Coletiva

Grupo de pesquisa e extensão, registrado no Diretório desde 1999, atualmente composto por cerca de 20 docentes, discentes de graduação e pós-graduação e técnicos. Desenvolve pesquisa e extensão na região, conta com parceiros e uma rede de publicações no Jequitinhonha e Mucuri. O grupo recebe estudantes de pós-graduação do convênio OEA, Organização dos Estados Americanos e Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Recebe também estudantes de iniciação científica com países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde, Angola e Moçambique. Na Espanha conta com a colaboração de docentes da área da educação da Universidade de Almería na Andaluzia, contando com fomento da rede europeia Erasmus cei+. Em Portugal a Universidade Nova Lisboa é uma colaboradora nos intercâmbios de docentes.

 

5) Grupo de Pesquisa em Interações Biológicas

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7487430782284031

Coordenação: Prof. Dr. André Rodrigo Rech

Área predominante do grupo: Ecologia

O grupo articula pesquisadores da UFVJM, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Estadual de Campinas com o intuito de discutir os temas de seu escopo. Conta também com colaborações pontuais com a universidade internacional de Dusseldorf (Klaus Lunau) e de Northampton (Jeff Ollerton) na Inglaterra. Dentre os intercâmbios, Sabine Kossman da Universidade de Dusseldorf esteve por 3 meses em Diamantina para coleta de dados.

 

6) Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro

Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6690508911150481

Coordenação: Profa. Dra. Aline Weber Sulzbacher e Profa. Dra. Ivana Cristina Lovo

Área predominante do grupo: Geografia

Grupo interdisciplinar de pesquisa, ensino e extensão com atuação nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e Semiárido Mineiro. Tem por foco a produção de conhecimentos baseados na articulação de saberes (científicos e populares), na discussão e problematização dos processos de desenvolvimento, da atuação do Estado e das políticas públicas, dos estudos agrários (questão agrária) e da questão energética, das experiências no campo da agroecologia e das tecnologias sociais. Assim, o Observatório tem por princípio político a articulação com organizações da sociedade civil (movimentos sociais, ONGs, associações, comissões etc.) para a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão comprometidas com a realidade das comunidades, engajadas em processos que visem o enfrentamento das desigualdades vividas, incluindo a estrutural (acesso à terra, às condições dignas de vida, ao território etc.). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Estudos agrários, Questão energética e Agroecologia; 2) Movimentos Sociais, Educação popular e Educação do Campo; 3) Participação Social, Políticas Públicas e Desenvolvimentos. Envolve 04 docentes pesquisadores da UFVJM e cerca de 20 discentes.

 

 

Grupos de pesquisa com participação de docentes vinculados ao PPGER

1) Grupo de Estudo de Produção e Ambiência Animal da Fronteira Sul (GEPAAFS)

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9133653500371035

Participação do Prof. Dr. Diego Azevedo Mota

Grupo com formação interdisciplinar o que possibilita atuar em diversas áreas que contemplam a Produção Animal. O objetivo é através das pesquisas básicas e aplicadas gerarem conhecimento e desenvolver novas tecnologias que atendam a demanda dos diferentes sistemas de Produção Animal no oeste da região sul. Realiza intercâmbios nacionais, entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, RS), o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU, RS) e a UFVJM.

 

2) Desenvolvimento Agropecuário do Noroeste de Minas Gerais

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3265785718240882

Participação dos Profs. Drs. Thiago Vasconcelos Melo, Ezequiel Redin e Diego Azevedo Mota

O grupo de pesquisa teve início do ano de 2014, juntamente com a criação do campus de Unaí da UFVJM com o objetivo de atender as linhas de pesquisa do quadro docente. A prioridade do grupo é identificar os principais problemas e demandas que afetam a produção agropecuária da região Noroeste de Minas Gerais e, a partir disso, criar e desenvolver constantemente formas de produção mais viáveis e de baixo impacto ambiental de acordo com as características socioeconômicas do agricultor e edafoclimáticas da região. O grupo responsabiliza-se pela inclusão de propriedades à margem de modernas técnicas de produção, caracterizando a imediata transferência de tecnologia. Pesquisas básicas também são realizadas na obtenção de resultados mais consistentes, precisos e confiáveis entre as variáveis das diversas disciplinas de Ciências Agrárias. Realiza intercâmbios nacionais com as instituições: Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (Embrapa/CPAC-DF), Universidade de Brasília (UnB-DF), Universidade Vila Velha (UVV-ES), Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (COLÉGIO AGRÍCOLA-MG), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU-MG).

 

3) GEPAF VALES – Grupo de Pesquisa em Agricultura Familiar nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9210047868416169

Participação do Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho

Foi criado em 2007 e reúne professores, profissionais externos e estudantes de diversas áreas do conhecimento. As principais linhas de atuação do GEPAF são: Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável, Economia Popular Solidária e Educação do Campo. O grupo tem como objetivos promover a agricultura ecológica, apoiar processos de auto sustentabilidade e oferecer subsídios para implementação de políticas públicas nos territórios onde atua. O GEPAF desenvolve projetos de pesquisa e extensão junto às seguintes organizações: Movimento Pró rio Todos os Santos e Mucuri MPRTSM Núcleo Mucuri de Agroecologia Instituto Pauline Heisisthul IPR Associação da Escola Família Agrícola Oeste do Mucuri AEFAOM Associação da Escola Família Agrícola de Itaipé, Caraí, Catují e Ladainha EFACIL Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícola AMEFA Aldeia Verde Maxacali

 

4) Núcleo de Estudos em História Econômica e Economia Política – NEHEEP/UNIFAL

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8574530487115431

Participação do Prof. Dr. Marcos Lobato Martins

Desenvolve estudos voltados para os mais diversos aspectos da economia contemporânea relacionados ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar social. Discute ainda a conjuntura econômica brasileira por meio da análise da política monetária, fiscal e cambial, do nível de atividade econômica nacional e regional, e da economia internacional. Realiza estudos que se concentram na formação do capitalismo no Brasil e na história econômica do sul de Minas Gerais. Analisa o processo de urbanização e expansão das atividades comerciais, bancárias e industriais, e a ampliação dos serviços públicos no fim do império. Explora aspectos constitutivos da história do sul de Minas, região suscetível às influências externas, mas com características que engendraram uma conformação socioeconômica e cultural peculiar.

 

5) Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Divulgação sobre Escravidão – NUPEDE

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7367743939539968

Participação da Profa. Dra. Josélia Barroso Queiroz Lima

O NUPEDE tem impacto direto e indireto na sociedade de Diamantina, e seu entorno, uma vez que desenvolve pesquisas, atividades de extensão, propõe e realiza atividades que promovem a interação entre as entidades públicas e a universidade, ações, essas, voltadas para os problemas, os temas, as políticas públicas, etc., decorrentes da Escravidão. Este núcleo não só se propõe a rever o processo histórico, social e filosófico, que permitiu o genocídio do povo negro, escravizado, como também questiona a ausência do reconhecimento de todas as culturas negras que no Brasil chegaram e que participaram ativamente na formação da cultura brasileira. Este núcleo trabalha em função de obter duas reparações históricas: (i) a inserção da presença, das heranças e das culturas negras no dossiê de tombamento da cidade de Diamantina como Patrimônio Cultural da Humanidade; (ii) A inserção da cidade de Diamantina na Rota da Escravidão, organizada e divulgada pela UNESCO. O NUPEDE participa do FOPIR.

6) NELAS – Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3911903179863781

Participação do Prof. Dr. Alan Faber Do Nascimento

 

7) Representações sociais e subjetividade docente

Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4410574882944970

Status: em fase de registro no Diretório de Grupos de Pesquisa

Participação do Prof. Dr. Paulo Afrânio Sant’Anna

Objetivos: Ao buscar compreender os processos, as dinâmicas e as expressões das representações sociais de professores, esta linha de pesquisa tem o intuito de, por meio do resultado de seus estudos, oferecer informações que contribuam para o aprimoramento da prática docente. Realiza intercâmbio com CIERS-Ed/ Cátedra Unesco/FCC.