Inserção Social

O Programa tem a missão de inserção social da instituição UFVJM. Com essa missão e desafio, a UFVJM se propõe a “produzir e disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento local, regional e nacional”. Esta é uma tarefa importante para o desenvolvimento do país e torna-se incontornável quando se observa a inserção regional direta da UFVJM: os vales do Mucuri e Jequitinhonha. A UFVJM tem compromisso com a realização de um projeto transformador dos Vales e do Norte e Noroeste de Minas, a partir da atuação no ensino, na pesquisa e na extensão.

A UFVJM é a única Universidade Federal com sede no nordeste e mantenedora de Campus avançados no norte e noroeste de Minas Gerais, regiões com baixo IDH e com grandes carências em relação a conhecimentos a respeito de seus recursos naturais e a tecnologias adequadas às demandas. Um significativo número de projetos de dissertação e teses do programa está relacionado às demandas regionais e ao estudo de seus recursos naturais.

Uma ação institucional específica que se pode destacar é edição de 2018 do evento SINTEGRA, que inova com a criação dos prêmios de Inserção Regional (Prêmio Maria Aparecida Alves). Esse prêmio de inserção regional homenageia uma mulher forte e cuja memória ecoa presente nos recantos do Vale do Jequitinhonha para reconhecer os esforços de aproximar a universidade da realidade dos povos de sua área de abrangência.

É considerando essa missão de inserção social da instituição que o Programa compartilha e atua. O PPGER tem em seus princípios de constituição a importância da inserção e da relevância social. O perfil da primeira turma (ingresso em 2016/2) é um indicador evidente desse compromisso institucional, pois a maioria dos estudantes eram da região do Vale do Jequitinhonha e duas estudantes do Semiárido mineiro. A segunda e a terceira turma seguiram esse perfil (estudantes da região do Vale do Jequitinhonha e do Semiárido Mineiro). Nas três turmas, a grande maioria (mais que 90%) dos candidatos aprovados tinha vínculo empregatício (escola, ONGs, organizações da sociedade civil ou setores públicos, alguns como autônomos) sendo os demais estudantes recém egressos da graduação, e na maior parte das vezes, conciliou os estudos com o trabalho.

Esses dados indicam uma realidade socioeconômica, associada ao perfil dos ingressantes no PPGER, que demanda compromisso, responsabilidade e a importância social que o PPGER e a UFVJM representam para esta região. Por outro lado, indica também a presença de diferentes realidades dentro do PPGER, das aulas aos eventos, pois os estudantes aportam em seus temas de pesquisa as problemáticas vividas pelo conjunto da sociedade regional e por sociedades locais específicas. Isso é indicativo de que a produção de conhecimento no Programa tem potencial para instrumentalizar as sociedades para ações propositivas e para a transformação crítica social. Portanto, para o PPGER, o perfil do candidato e do estudante são fundamentais para garantir a inserção social pois atuam como uma mediação, uma ponte, entre a universidade e a sociedade, criando oportunidades para que os docentes possam conhecer diferentes realidades da região e, a partir disso, possam se estruturar novos projetos e temas de pesquisa, de atuação extensionista, de inovação e desenvolvimento.

Exemplo do potencial dessa mediação foi a realização da reunião do Fórum das Entidades e Movimentos Populares do Vale do Jequitinhonha (Fórum do Vale) durante o I Encontro dos Estudos Rurais (novembro 2018), com a participação de várias entidades e de lideranças históricas da região (tanto na reunião do fórum, quanto no evento). A participação do Fórum na programação do evento científico consagrou e demonstrou que o PPGER tem se consolidado como uma referência de formação, de diálogo, de parceria institucional para com os diferentes sujeitos do Vale e do Semiárido Mineiro.