Internacionalização

De modo geral, os docentes e discentes do PPGER buscaram participar de eventos científicos, com caráter internacional, embora realizados no território nacional – uma opção que contribui muito na viabilidade financeira da participação. Em 2019, os docentes participaram em 05 eventos internacionais com publicações relativas aos projetos e ações vinculadas ao Programa. Os eventos internacionais foram: IX Simpósio Internacional de Geografia Agrária, (realizado em Recife, PE); VII Encontro Internacional de Política Social (realizado em Vitória, ES); III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia (realizado em Recife, PE); VI Colóquio Internacional Povos e Comunidades Tradicionais (realizado em Montes Claros, MG); III Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços (GEOTRANS) (realizado em Alfenas, MG). Além disso, houve a participação de quatro docentes em evento realizado em Lima (Peru) com publicação de três trabalhos no XXXII Congreso Internacional Asociacion Latinoamerica de Sociologia.

As participações em eventos internacionais foram fundamentais para estabelecer contatos e fortalecer a network dos docentes e discentes do PPGER. As possibilidades de colaborações e parcerias vão sendo tecidas e, sem dúvida, tratam-se de iniciativas que tem desdobramentos significativos a médio prazo, seja na colaboração para projetos, realização de eventos, organização de obras e publicações, dentre outros. É imprescindível a participação em eventos internacionais quando pretende-se garantir uma sólida formação dos discentes enquanto pesquisadores, perpassando pela perspectiva interdisciplinar.

No Programa, os discentes são oriundos de diferentes áreas do conhecimento e ao participar de eventos com conferencistas de outros países, partilhar espaços de debate e apresentação de trabalho com outros pesquisadores, é um incentivo imensurável para a compreensão do sentido da pesquisa, da ciência e da compreensão dos fenômenos sociais. Portanto, esta é uma linha de atuação fundamental, que deve ser incentivada por meio de investimentos públicos voltados para a participação de discentes e docentes em eventos internacionais. São o primeiro passo de futuros projetos, cooperações etc.

Dentre as colaborações internacionais, cabe destaque a realização do Pós-doutoramento de professores do PPGER. Essas intercâmbios de conhecimentos apresentam potencial para aplicação com perspectiva interdisciplinar nas pesquisas realizadas pelo PPGER.

Há uma forte articulação com redes latinoamericanas composta por pesquisadores de universidades do México, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil. Estas redes tem por objetivo problematizar os processos de mudança e resistência no atual cenário político da região. Vale destacar as visitas técnicas realizadas pelos docentes do PPGER em Universidades de Portugal, Espanha e Peru.

Entre os produtos de grande relevância e inédita para o PPGER envolvem o lançamento internacional, em 2019, do filme-documentário Por Trás da Cortina Verde” que é resultado da pesquisa desenvolvida por discentes e docentes do PPGER.

A aproximação e contatos com organizações internacionais que atuam em comunidades campesinas, com agricultores e também no campo da produção orgânica, tem contribuído para o estreitamento de relações entre o PPGER e a UFVJM com instituições de ensino e pesquisa.

Uma das iniciativas neste sentido está sendo diálogo com pesquisadores da Itália em que se vislumbra possibilidades de avançar em cooperação técnica para 2020, sendo um dos indicativos a possibilidade de realização de período de estágio para estudantes do mestrado, turma 2020. Além disso, também há pré-programação com previsão de lançamento do filme-documentário em outros países: em março na Itália e na Etiópia; em maio na Alemanha e na Suíça.