Área de Concentração

Geologia

O estudo das Geociências, especialmente da Geologia, configura-se como dinâmico considerando a natureza complexa dos objetos estudados. Tem como objetivo compreender a origem e evolução do Planeta Terra, seus ambientes, paleoclimas e as causas e processos de mudança, os riscos naturais, a origem, concentração e localização dos recursos minerais, incluindo petróleo, jazidas minerais e águas subterrâneas. A complexidade do Sistema Terra no contexto de sua longa história e do registro fragmentado dos produtos dos seus processos de evolução, aliado a inacessibilidade por meios diretos à maior parte do seu interior faz da geologia uma ciência não exata que carrega o desafio de entender seus processos endógenos, incluindo suas relações com a tectônica de placas e a interação com os processos exógenos, especialmente com os subsistemas atmosfera, hidrosfera, criosfera e biosfera.

O conhecimento dos processos pelos quais a Terra tem passado e entender os processos atuantes nos dias de hoje, vislumbrando o início de um novo Período do Cenozoico – o Antropoceno – são fundamentais para prever mudanças futuras, tanto do ponto de vista ambiental, como do controle dos recursos naturais na perspectiva de evitar a exaustão dos recursos indispensáveis à manutenção da vida. Portanto, promover estudos qualificados na área de concentração proposta assume um papel relevante na perspectiva de compreender a complexidade e a dinâmica do nosso planeta e o impacto dos fenômenos e processos naturais na sociedade e vice-versa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>