Disciplinas

Língua Estrangeira (GEO500) – Obrigatória


Seminário de Pesquisa I (GEO501) – Obrigatória

Disciplina em que o aluno deve se matricular no primeiro semestre do curso, devendo apresentar, até o final do semestre, o tema/objeto pertinente ao seu projeto de dissertação e deve conter os objetivos do trabalho, cronograma de atividades com definição de metas, exequibilidade científica e financeira de acordo com o cronograma, métodos e técnicas de trabalho, acervo bibliográfico disponível, incluindo a indicação das correntes de pensamento e fronteiras do conhecimento da área e/ou objeto de estudo, perspectivas com os resultados esperados. O projeto deve ser elaborado com a participação do orientador e/ou de professores do programa.


Seminário de Pesquisa II (GEO502) – Obrigatória

Disciplina em que o aluno deve se matricular no segundo semestre do curso, devendo apresentar, até o final do semestre, a partir de estudo da bibliografia, o estado da arte do conhecimento científico da área e, ou objeto de estudo, apresentando a definição do enfoque ao tema/objeto pertinente ao seu projeto de dissertação. Deve apresentar uma revisão do projeto apresentado na disciplina Seminário de Pesquisa I, indicando as modificações propostas sobre o projeto original no que tange a metas, exequibilidade, cronograma, métodos e técnicas de trabalho e, sendo o caso, nas perspectivas com os resultados esperados. Apresentará também os resultados alcançados com as atividades preliminares dos levantamentos e pesquisas realizadas, evidenciando os pontos fortes e eventuais perspectivas de elaboração de artigos a serem submetidos. As dificuldades e empecilhos encontrados pelo aluno até então devem fazer parte das discussões, de maneira a viabilizar ajustes e modificações que favoreçam ao bom termo de execução do trabalho e elaboração da dissertação. A exemplo da disciplina Seminário de Pesquisa I, o trabalho em desenvolvimento deve ser apresentado em debate aberto com a participação do orientador e de pelo menos mais dois professores, que atribuirão conceito de avaliação da disciplina.


Classificação e Manejo de Solos (GEO603) – Optativa

Gênese dos solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Soil Taxonomy. Classificação FAO: Base Referencial Mundial do Recurso Solo. Solos e paisagens. Solos dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais. O uso e o manejo dos solos brasileiros.


Geologia Ambiental (GEO605) – Optativa

Geologia, dinâmica e processos superficiais. Estudo e caracterização de solos degradados, Estudo e contaminação dos Recursos Hídricos, Poluição do ar e Mudanças climáticas. Geoprocessamento aplicado a cartografia geotécnica. Impactos ambientais da Mineração e Legislação ambiental, avaliações de risco geológico e Ambientes tecnogênicos.


Geotectônica (GEO606) – Optativa

Histórico das Teorias Tectônicas; Revisão geral sobre Tectônica de Placas; Estrutura interna da Terra; As bases da Tectônica de Placas; Os processos de deriva continental e expansão do assoalho oceânico; Limites divergentes: riftes continentais e dorsais oceânicas; Limites direcionais: continentais e oceânicos; Limites convergentes: zonas de subducção, orógenos acrescionários e colisionais; O ciclo dos Supercontinentes; Mecanismos da Tectônica de Placas; Tectônica na perspectiva da evolução planetária.


Pedologia (GEO608) – Optativa

Intemperismo. Gênese do solo: fatores de formação do solo. Processos básicos de formação do solo: processos físicos, processos químicos e processos biológicos. Desenvolvimento de perfis de solo. Situações complexas de formação do solo.


Tópicos Especiais em Estratigrafia e Bacias Sedimentares (GEO702) – Optativa

Tectônica e eustasia e a “estratigrafia moderna”: classificação das bacias sedimentares de acordo com o ambiente geotectônico. Erosão versus taxas de sedimentação. Composição das rochas e suas fácies sedimentares. Agentes de transporte, vetores de sedimentação, paleocorrentes e variações do ambiente sedimentar: princípios da estratigrafia de sequências. Estudos de proveniência dos sedimentos: caracterização das áreas e rochas fontes dos sedimentos considerando a composição e associação dos sedimentos e os minerais pesados residuais. Integração de dados sedimentológicos e estratigráficos: paleogeografia e aspectos paleoclimatológicos.


Tópicos Especiais em Geofísica Ambiental (GEO703) – Optativa

Disciplina com programa variável, destinada a abrigar minicursos sobre temas de interesse do Programa, seminários de atualização e cursos que poderão ser ditados por professores que não fazem parte do Programa. Apresentar as principais metodologias aplicadas em investigações ambientais, bem como técnicas e equipamentos que mostram resultados promissores na quantificação do passivo ambiental presente em áreas impactadas.


 Tópicos Especiais em Geoquímica Ambiental (GEO704) – Optativa

Proporcionar ao discente o entendimento sobre a importância da geoquímica ambiental na análise e preservação dos recursos hídricos, tornando-o apto ao entendimento dessa ciência, desenvolvendo pesquisas sobre o tema e aplicação no mercado de trabalho e na docência.


Tópicos Especiais em Geoquímica Isotópica (GEO705) – Optativa

Disciplina de ementa variável, mas é obrigação abordar o uso e aplicações de técnicas isotópicas e interpretações geológicas.


Tópicos Especiais em Modelagem de Problemas Ambientais (GEO708) – Optativa

Introdução à modelagem ambiental. Elementos da Modelagem. Classificação dos Modelos. Etapas da modelagem. Calibração, verificação e validação de modelos. Análise de Sensibilidade. Ferramentas Computacionais de Modelagem. Modelos Digitais de Elevação. Modelos Chuva-Vazão. Aplicações em estudos ambientais.


Tópicos Especiais em Paleontologia (GEO709) – Optativa

Fósseis do Pré-Cambriano. Microfósseis procarióticos e suas aplicações paleoecológicas. Microfósseis eucariontes e suas aplicações bioestratigráficas. Microbialitos. Métodos avançados de análises paleontológicas.


Tópicos Especiais em Petrologia Sedimentar (GEO710) – Optativa

Descrição e classificação microscópica dos principais tipos de rochas sedimentares. Análise, reconstituição e interpretação dos sistemas deposicionais. Importância econômica das rochas sedimentares. Diagênese e porosidade.


Tópicos Especiais em Técnicas Analíticas (GEO712) – Optativa

Amostras e métodos de amostragem, representatividade e homogeneidade. Métodos de preparação de amostras. As técnicas analíticas para caracterização de minerais e rochas. Análise mineralógica de materiais geológicos (identificação e quantificação de fases cristalinas). Análise química instrumental de materiais geológicos. Análise morfo-estrutural de amostras geológicas. Análises petrográficas por microscopia óptica avançada: Inclusões fluidas e MEV.


Tópico Especial (GEO700) – Optativa

O que são inclusões fluidas e sua importância;  Condições de formação; Classificação e identificação; Informações fornecidas pelas inclusões fluidas; Interações fluido/rocha; Importância e aplicações geológicas; Cuidados analíticos; Seleção e Preparo de amostras; Técnicas analíticas disponíveis para o estudo de inclusões fluidas: microscopia de luz normal (minerais transparentes) e no infravermelho (minerais opacos), microtermometria, Raman, LA-ICP-MS e outras; Interpretação dos resultados: Diagramas de fases e cálculos físico-químicos; Aplicações: estudos de caso.


Tópicos Especiais em Petrologia Ígnea (GEO720) – Optativa

A crosta terrestre; Composição e estrutura do Manto; Classificação, ocorrência e textura das rochas ígneas; Geração e diferenciação Magmática; Principais séries magmáticas; Equilíbrio. Diagrama de fases. Microscopia de suítes selecionadas de rochas magmáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>