Linhas e Projetos de Pesquisa

No âmbito de suas duas linhas de pesquisa os docentes e discentes do PPGGeo têm realizado, nestes breves quatro anos de existência, projetos com escopos variados, que têm contribuído para o avanço social e do conhecimento científico regional e nacional.

Na linha “Geologia Regional e Aplicada” foram realizados projetos com enfoque em geotectônica, estratigrafia, análise de bacias, geologia econômica, petrologia e geoquímica, e geofísica que tiveram como enfoque principal a Serra do Espinhaço Meridional e faixas contíguas e mais especificamente as unidades geológicas pré-cambrianas da Serra do Espinhaço e das coberturas do Cráton do São Francisco. Nestes projetos, foram utilizadas metodologias e técnicas analíticas diversas, como petrografia, geoquímica, geoquímica mineral, geoquímica isotópica, análise estrutural, microscopia eletrônica e geofísica.

Na linha de “Análise Ambiental para Gerenciamento de Recursos Naturais” têm sido desenvolvidos projetos focando geoquímica ambiental, paleoclimatologia, hidrologia, geomorfologia e pedologia, tendo como objeto de estudo os ecossistemas de turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional (SdEM) e de veredas do noroeste de Minas Gerais. Nesses projetos, foram mapeados e caracterizados física e quimicamente, os organossolos, além da realização de determinações dos isótopos 13C e 15N, da extração e identificação de polens e fitólitos. De posse destes dados e de datações pelo sistema 14C em camadas pré-selecionadas, foi possível conceber no escopo da reconstituição climática e ambiental destes ecossistemas, com estimativas de fases climáticas dos últimos 35 mil anos. Além disto, foram quantificados os serviços ambientais (volume de água armazenada e o estoque de carbono) dos ecossistemas de turfeiras da SdEM. Relevante também são os trabalhos de espeleologia desenvolvidos em cavernas moldadas em carbonatos e quartzitos no âmbito da Serra do Espinhaço Meridional, no enfoque físico e biológico dos ambientes cavernícolas.

Os projetos desenvolvidos no âmbito do PPGGeo contaram com ampla colaboração interinstitucional (laboratorial e de cooperação científica), destacando-se a participação efetiva de pesquisadores do CDTN, CPRM, IUPUI, ON, UERJ,UFMG, UFOP, UFRGS, UNICAMP e USP, bem como de profissionais de instituições públicas nacionais e internacionais e várias empresas do setor mineral, como, a exemplo, empresas da área do petróleo e a Companhia Brasileira de Lítio (CBL), viabilizados através de acordos de cooperação com a CAPES e a FAPEMIG. Tal articulação foi fundamental para o sucesso de diversos projetos e as parcerias celebradas têm sido mantidas e ampliadas nos projetos ora em desenvolvimento, assim como em outros que estão sendo agregados ao planejamento estratégico dos pesquisadores e do programa. Uma consequência positiva das cooperações interinstitucionais tem sido a viabilização de egressos do PPGGeo dar continuidade às investigações de seus mestrados em doutoramento junto a instituições parceiras (UNICAMP; UFRGS; UnB), mantendo vínculos com a UFVJM através de co-orientações.

Apesar de suas temáticas variadas, os projetos de mestrado desenvolvidos tiveram um firme suporte da estrutura curricular ofertada pelo PPGGeo nos últimos anos, composta por disciplinas que abrangem um amplo espectro, tais como Estratigrafia e Análise de Bacias, Geotectônica, Geologia Isotópica ou Geologia Ambiental, e disciplinas com foco mais específico, como “Análise de Inclusões Fluidas” e “Termocronologia aplicada”. Além disso, disciplinas estruturantes, como Seminários I e Seminários II têm tido papel crucial na concepção e amadurecimento dos projetos de pesquisa, orientando os estudantes quanto à metodologia e o rigor científicos. Neste quadriênio, o PPGGeo recebeu docentes, pesquisadores e técnicos de outras instituições nacionais e internacionais para lecionar disciplinas e ministrar cursos valiosos para os discentes e pesquisadores da UFVJM. Dentre eles, menciona-se a participação dos docentes Vladimir Sergeev (Rússia), Zorano Souza (UFRN), Andrea Jelinek (UFRGS), Lucília Oliveira (CDTN), Miguel Tupinambá (UERJ) e Francisco Assis Silva (Consultor Sênior, Especialista em Geologia do Diamante).

O quadro pedagógico, o cabedal científico e a infraestrutura descritos acima demonstram a convergência entre as atividades desenvolvidas pelo PPGGeo e seus objetivos precípuos. Esta convergência está materializada nas centenas de artigos científicos e 19 dissertações de autoria dos discentes e docentes do programa, publicadas em diversos veículos nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>