UFVJM inaugura Banco de Dentes Humanos

UFVJM inaugura Banco de Dentes Humanos
O Banco de Dentes Humanos da UFVJM (BDH – UFVJM) é uma iniciativa do grupo PET – Odontologia no Vale, sem fins lucrativos, fruto de uma parceria com o Departamento de Odontologia e com o Programa de Pós Graduação em Odontologia da UFVJM, regulado pela Lei 9.434/1997. É coordenado pelos professores Rodrigo Galo, Karine Taís Aguiar Tavano e Patricia Furtado Gonçalves, do Departamento de Odontologia. O BDH – UFVJM será responsável por gerenciar a utilização de dentes humanos extraídos para fins de ensino e pesquisa na região de Diamantina, e será instalado no prédio 1 do Campus I da UFVJM. Além disso, o BDH – UFVJM tem como objetivo promover ações educativas no âmbito da bioética, através de esclarecimentos a respeito da importância da Lei de doação de órgãos e da biossegurança para aqueles que manipulam órgãos dentários.
A atividade do BDH – UFVJM consiste em: receber, preparar, desinfetar, selecionar, catalogar, estocar, preservar, conceder, emprestar e gerenciar os dentes doados. Qualquer pessoa ou estabelecimento de saúde pode doar dentes, contribuindo assim para o ensino e a pesquisa em Odontologia. Seja um doador você também!
No dia 26 de Julho de 2017 convidamos a todos para a inauguração do Banco de Dentes Humanos da UFVJM, no anfiteatro do Campus I, às 18h. Teremos a palestra “Gerenciamento de Biobanco de Dentes Humanos – Uma experiência de 15 anos” com a Professora convidada da USP Ribeirão Preto, Dra. Maria Cristina Borsatto. As inscrições podem ser feitas até o dia 24, pelo site www.cromg.org.br/educacaopermanente
Profa. Patricia Furtado Gonçalves – Professora Associada
Departamento de Odontologia – FCBS – UFVJM
Tutora do PET Odontologia no Vale
mpbgame