QUEM SOMOS

Objetivos do Curso / Perfil do Profissional a ser Formado

A missão do Programa de Pós-Graduação em Odontologia é formar docentes/pesquisadores com alto grau de qualificação, mediante o processo de aprofundamento do conhecimento. O PPGOdonto terá como núcleo de ensino o desenvolvimento da pesquisa de modo a capacitar os pós-graduandos a compreender, interpretar criticamente a literatura e dotá-los de plena autonomia para o desenvolvimento de pesquisa e docência.

MESTRADO ACADÊMICO

Área de avaliação: Ciências da Saúde

Nome do programa: Odontologia

Público alvo: Cirurgiões-Dentistas

Nota: 4

Duração do Curso: Máxima 24 meses

Autorização: Recomendado pelo Conselho Técnico Científico da Capes na 112ª Reunião do CTC/MEC/CAPES de 28 de setembro a 02 de outubro de 2009

DOUTORADO

Área de avaliação: Ciências da Saúde

Nome do programa: Odontologia

Nota: 4

Duração do Curso: Máxima 48 meses

Áreas de Concentração

Ambas as áreas de concentração serão caracterizadas por apresentarem os seus conteúdos programáticos voltados para o estágio atual das evidências científicas priorizando as principais necessidades regionais.

Clínica Odontológica

Essa área abrangerá os aspectos de prevenção, diagnóstico e tratamento na clínica odontológica visando a integralidade do atendimento.

Odontopediatria

Essa área abrangerá diferentes fases do desenvolvimento infantil desde a gestação à adolescência.

Linhas de Pesquisa

  • Epidemiologia e controle das doenças bucais na infância e adolescência: avaliar as evidências epidemiológicas relacionadas à prevalência, incidência e fatores de risco de doenças bucais, além de desigualdades sociais.
  • Lesões inflamatórias, císticas e neoplásicas da cavidade bucal: avaliar as lesões da cavidade bucal através de estudos clínico-epidemiológicos e laboratoriais.
  • Propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos: avaliar as propriedades e desempenho dos materiais endodônticos e restauradores diretos e indiretos, forradores, adesivos, tentando simular condições bucais, para verificar propriedades mecânicas, biológicas e físico-químicas.

Legislação

Regimento interno

 

mpbgame