Ementas das disciplinas

SSA 750 – A IDÉIA DE NATUREZA E AS PRÁTICAS SOCIAIS DE CURA

Ementa: O humano: sua unidade biológica e a sua diversidade cultural; relação saúde/doença e suas representações sociais; dinâmica cultural; conceito de cultura x natureza; doença como pólo natural e a cura como pólo cultural; as técnicas de cura do xamã, comunidades tradicionais e a percepção social do processo saúde x doença; a idéia de natureza e as práticas de cura. Objetivos: Envolver os discentes em reflexões sobre as representações sociais de comunidades tradicionais, principalmente povos indígenas, sobre a relação saúde x doença e desta com a concepção de natureza destes povos. Demonstrar que há intima relação entre a percepção social da doença e a percepção social da natureza, relação que se realiza na prática e no discurso xamânico.

SSA 530 – ATENÇÃO PRIMARIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Ementa: Modelos assistenciais de atenção básica e evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da Saúde da Família como estruturante do SUS. Atenção integral à saúde entre o PSF e os níveis de complexidade do SUS. Focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Financiamento da atenção básica no SUS. Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) no planejamento e programação local. Interação do SIAB com os sistemas de informação em saúde. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. Objetivos: apresentar e discutir o tema atenção primária e promoção da saúde à partir da reorientação dos serviços de saúde do SUS; refletir sobre o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.

SSA 760 – DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Ementa: Fundamentos psicológicos da relação ensino-aprendizagem; fundamentos sócio-culturais do desenvolvimento cognitivo; Vygotsky e a Teoria Sócio-Interacionista; pensamento e linguagem; aprendizagem e desenvolvimento; psicogênese e intervenção pedagógica. Piaget e a construção dos conceitos; estabelecer relações entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, de acordo com a teoria de Jean Piaget; a intervenção pedagógica; zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real. Implicações destas teorias na investigação e intervenção voltadas para a saúde. Objetivo: conhecer os principais aspectos do desenvolvimento humano, observando seus estágios, constituição do psiquismo e implicações para a saúde humana.

SSA 620 – DOENÇAS EMERGENTES E RE-EMERGENTES NA SAÚDE COLETIVA

Ementa: Doenças emergentes e re-emergentes, problema real ou potencial de saúde pública (século XXI). Fatores biológicos, econômicos e sociais da emergência ou re-emergência de patógenos. Discussão de alguns patógenos (aspectos diagnósticos, patogênicos, terapêuticos e profiláticos); resposta imune e desenvolvimento de vacinas. Evolução conceitual da promoção da saúde, prevenção e controle das doenças, novo paradigma da saúde coletiva; educação, comunicação e mobilização social. Desenvolvimento de novos modelos assistenciais (bases políticas, gerenciais e técnicas) para o Sistema Único de Saúde. Objetivo: Discutir sobre as doenças emergentes e re-emergentes e sobre as práticas na saúde coletiva.

SSA 650 – ECOSSISTEMAS E PREVENÇÃO PRIMÁRIA

Ementa: Principais ecossistemas brasileiros e suas características, história natural das doenças transmitidas por vetores: Tripanossomíase Americana, Malária, Leishmanioses, Esquistossomose, Febre Amarela e Dengue. Doenças tropicais e estratégias para ação e pesquisa em doenças negligenciadas associadas à pobreza. Saneamento Ambiental e Vigilância Ambiental, atenção básica e promoção da saúde, vigilância epidemiológica. Objetivos: Contextualizar as doenças endêmicas e epidêmicas em relação ao tempo e espaço, estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a atenção básica e promoção da saúde nos âmbitos local e global.

SSA 600 – EPIDEMIOLOGIA NA SAÚDE COLETIVA

Ementa: A disciplina aborda conceitos, métodos e técnicas da Epidemiologia objetivando enfatizar as contribuições como instrumento relevante no campo de saúde coletiva. Metodologia epidemiológica (estudos: descritivos, experimentais, ecológico, seccionais, coortes, caso-controle); ciclo operacional da epidemiologia; vigilância epidemiológica e níveis hierárquicos da vigilância epidemiológica. Impacto dos estudos epidemiológicos na avaliação de medidas de controle de doenças. Epidemiologia como instrumento no planejamento, na organização e na avaliação das atividades de um serviço de saúde. Objetivos: apresentar e enfatizar conceitos, métodos e técnicas da Epidemiologia na saúde coletiva.

SSA 510 – FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE

Ementa: Bases ontológicas e epistemológicas da ciência e das ciências sociais em saúde e ambiente. Tipos de conhecimento. Disciplina, ciência, profissão, tecnologia e arte, paradigmas e marcos conceituais. Diferentes escolas de pensamento e suas bases filosóficas, a evolução das profissões. Ética. O sujeito e o coletivo. A essência do homem, consciência, razão, comunicação e liberdade. A pesquisa e o ensino das Ciências Sociais em Saúde, tanto na formação teórico conceitual e metodológica, quanto em abordagens interdisciplinares do campo da saúde. Objetivos: colocar em discussão a questão do conhecimento – principalmente, mas não exclusivamente, do conhecimento científico – e analisar algumas implicações dessa questão para as áreas da saúde, sociedade e ambiente.

SSA 710 – INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Ementa: A informação no ambiente biomédico e na saúde. Categoria, estrutura e fontes de dados. Bancos de dados. Sistemas de informação em saúde. Informatização de serviços: centros de informação em saúde e sistemas de informação. Sistema de Informação Geográfica (SIG) na saúde coletiva. Análise espacial aplicada à investigação epidemiológica. Temas especialistas e de apoio à decisão. Aquisição e exibição de dados. Informática na formação de profissionais em saúde. Tendências atuais TIC’s. Objetivo: Compreender as bases teóricas e a evolução dos sistemas de informação aplicados à saúde.

SSA 540 – INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE, SOCIEDADE E AMBIENTE

Ementa: Estabelecimento de alicerces conceituais e teóricos, com bases filosóficas e epistemológicas, que sustentem a prática e o avanço da interdisciplinaridade enquanto método de construção do conhecimento. Para tal, utilizar-se-á da antropologia médica crítica e da historiografia, tendo como referencial as reflexões sobre as práticas existentes entre as populações e os profissionais da biomedicina nas questões que envolvem as representações de saúde e de cura, o exercício do poder sanitário e ambiental, a pesquisa farmacêutica e a investigação genética. Objetivo: Refletir sobre a prática da biomedicina com perspectiva interdisciplinar e sua repercussão para a pesquisa, o ensino e a extensão.

SSA 520 – METODOLOGIA CIENTIFICA

Ementa: Tipos de pesquisa, métodos qualitativos e quantitativos. Pesquisa bibliográfica. Busca e seleção de material. Periódicos, significado e formas de avaliação, Qualis da Capes. Artigos cientificos, fichamento, revisão da literatura. Elaboração de projeto de pesquisa. Estrutura de projetos, relatórios, ensaios, resenhas, artigos e demais redações científicas. Divulgação científica, artigos em jornais, periódicos, congressos, palestras. Currículo Lattes CNPq, Diretório Grupos de Pesquisa. Objetivos: Identificar a pesquisa científica; planejar, desenvolver, analisar, avaliar e discutir um projeto/trabalho de pesquisa; desenvolver o senso crítico para busca bibliografica, leitura e escrita de trabalhos científicos.

SSA 560 – PESQUISA ORIENTADA

Ementa: Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à coleta, organização/apresentação e análise de dados. Obtenção, por parte dos acadêmicos, de uma postura pró-ativa que favoreça a descoberta e aprimoramento do estado da arte, que se volta para sua temática de estudo. Oportunidade de participação dos alunos em atividades voltadas para a elaboração, avaliação por pares e preparação de manuscritos para publicação. Objetivos: Discutir o plano de trabalho e o desenvolvimento da pesquisa com cada pós-graduando, como forma a estimular a adequação de seu plano de pesquisa. Observação: De acordo com o Regulamento da Pós-Graduação Stricto sensu da UFVJM, todo acadêmico deve estar matriculado na disciplina denominada Pesquisa Orientada, que se refere às atividades do aluno referentes ao seu projeto de pesquisa. É obrigatória em todos os semestres acadêmicos, até o acadêmico defender seu trabalho de conclusão de curso.

SSA 610 – POLITICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E GESTÃO NA SAÚDE

Ementa: Políticas públicas no campo da saúde coletiva. Debate da contextualização histórica, política e social do sistema de saúde no Brasil. Avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde. Apreciação das práticas políticas, institucionais e técnicas na viabilização do modelo de atenção à saúde. Planejamento e gestão. Análise crítica na perspectiva estratégica para gestão e intervenção no sistema local de saúde. Avaliação nos programas e serviços de saúde. Estratégias metodológicas para a avaliação em saúde. Análise de implementação de programa de saúde e satisfação do usuário. Objetivos discutir as políticas públicas de saúde e refletir sobre o planejamento e a gestão descentralizada do SUS.

SSA 720 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Ementa: Conceitos básicos: bioestatística, delineamentos de pesquisa, variáveis e escalas de medidas. Análise exploratória de dados: sumarizando dados; o papel da representação gráfica; visualizando dados. Probabilidade: regras básicas de probabilidade; probabilidade condicional; variáveis aleatórias; função distribuição e densidade de probabilidade; valores esperados. Distribuições de probabilidade: binomial e multinomial; distribuição de Poisson; distribuição normal; teorema do limite central. Amostragem e estimação: métodos de amostragem; distribuições amostrais; estimação por ponto e por intervalo; erros nas estimativas; intervalos estatísticos. Testes de hipótese, nível de significância e valor p; tabelas de contingência; testes para proporções, Análise de Variância. Regressão e Correlação. Objetivos: Abordar a principais ferramentas estatísticas utilizadas nos procedimentos de inferência estatística e testes de hipóteses, de modo a instrumentalizar o acadêmico para a análise e publicação de resultados, com enfoque quantitativo.

SSA 640 – DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Ementa: Histórico e conceito de segurança alimentar. A segurança alimentar no contexto dos direitos humanos. Direito Humano à Alimentação Adequada DHAA. Conteúdos da Segurança alimentar: garantia de oferta de alimentos, garantia de conservação e controle da base genética. As políticas públicas para a segurança alimentar nos anos 90. A retomada do debate nos anos 2000. Os conceitos de pobreza, desnutrição e insegurança alimentar: fome, subalimentação e desnutrição, pobreza e distribuição de renda, a relação entre fome e pobreza; pobreza e insegurança alimentar. Objetivos: Introduzir o aluno na questão do direito humano à alimentação adequada. Conhecer os eixos de trabalho em segurança alimentar e nutricional sustentável e sua aplicação em projetos sócio-ambientais.

SSA 550 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Ementa: Discussão sobre a epidemiologia, ciências sociais e humanas na saúde, planejamento em saúde e as relações com os programas e serviços públicos de saúde e em outros espaços institucionais. Discussão dos temas emergentes das propostas para dissertação por meio da apresentação das intenções dos mestrandos e realização de palestras de conteúdos afins. Introdução ao conhecimento das técnicas de argumentação à problemática da pesquisa para a capacitação do aluno na montagem de projeto e de desenvolvimento do trabalho de conclusão de mestrado. Objetivos: Introduzir conhecimentos de metodologia científica, como auxílio à adequação dos planos de pesquisa dos discentes. Discutir possibilidades de pesquisa com cada um dos docentes do programa, como forma de estimular o discente tanto à adequação de seu plano de pesquisa, quanto ao efetivo desenvolvimento de seus trabalhos de pesquisa. Observação: A disciplina Seminários faz parte do elenco de disciplinas obrigatórias.

SSA 551 – SEMINARIOS DE PESQUISA II

Ementa: Discussão sobre a epidemiologia, ciências sociais e humanas na saúde, planejamento em saúde e as relações com os programas e serviços públicos de saúde e em outros espaços institucionais. Discussão dos temas emergentes das propostas para dissertação por meio da apresentação das intenções dos mestrandos e realização de palestras de conteúdos afins. Introdução ao conhecimento das técnicas de argumentação à problemática da pesquisa para a capacitação do aluno na montagem de projeto e de desenvolvimento do trabalho de conclusão de mestrado. Objetivos: Introduzir conhecimentos de metodologia científica, como auxílio à adequação dos planos de pesquisa dos discentes. Discutir possibilidades de pesquisa com cada um dos docentes do programa, como forma de estimular o discente tanto à adequação de seu plano de pesquisa, quanto ao efetivo desenvolvimento de seus trabalhos de pesquisa. Observação: A disciplina Seminários faz parte do elenco de disciplinas obrigatórias.

SSA 730 – TOXICOLOGIA ALIMENTAR E AMBIENTAL

Ementa: Princípios de toxicologia, intoxicação enquanto fenômeno biológico, toxicologia dos principais grupos de substâncias químicas vias de absorção, toxicocinética, toxicodinâmica e manifestações clínicas de intoxicações por: agrotóxicos, metais, solventes e poluentes atmosféricos. Avaliação e gestão de risco toxicológico. Conceito de risco. Monitoramento ambiental e biológico: princípios e métodos. Limites de tolerância. Regulamentação nacional e internacional relacionadas à gestão da exposição a substâncias de risco. Objetivo: Abordar os mecanismos gerais pelos quais as substâncias químicas interagem com o meio biológico, desenvolvendo seus efeitos tóxicos e discutir os principais grupos de agentes contaminantes – metais pesados, agrotóxicos, solventes, derivados de combustíveis fósseis, perturbadores endócrinos bem como as metodologias e abordagens utilizadas para a avaliação da exposição humana, da contaminação ambiental e do risco envolvidos na manipulação e exposição a estes agentes.

SSA 630 – VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Ementa: Aspectos conceituais e históricos da vigilância epidemiológica, nutricional e ambiental. Ocorrência das doenças e dinâmica das doenças infecciosas e nutricionais ocasionadas pelo estado nutricional. Validade e reprodutibilidade de instrumentos de diagnóstico. Monitoramento em estudos epidemiológicos. Conceitos de risco e causa de doenças. Mensuração de associações ambientais, hábitos de consumo, em alimentos. Investigação de surtos em doenças relacionadas à Nutrição. Operacionalização e organização dos sistemas de vigilâncias em saúde pública. Os Sistemas Nacionais de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Nutricional. e de Vigilância Ambiental. Objetivos: apresentar e discutir o tema vigilância epidemiológica. nutricional e ambiental, refletir sobre o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e controle de doenças.

SSA 770 – ESTAGIO DOCENCIA

Ementa: Aprimoramento da formação de discentes de pós-graduação, desenvolvimento de suas capacidades didáticas por meio de estágios supervisionados junto às atividades de ensino de graduação; instrumentalização do discente para incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes no ensino superior e tecnológico; intercâmbio entre o ensino de graduação e o de pós-graduação; fortalecimento das relações entre graduandos e pós-graduandos e destes com os docentes e as práticas pedagógicas.

SSA 772 – ESTAGIO DOCENCIA II

Ementa: Continuidade do aprimoramento da formação de discentes de pós-graduação, desenvolvimento de suas capacidades didáticas por meio de estágios supervisionados junto às atividades de ensino de graduação; instrumentalização do discente para incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes no ensino superior e tecnológico; intercâmbio entre o ensino de graduação e o de pós-graduação; fortalecimento das relações entre graduandos e pós-graduandos e destes com os docentes e as práticas pedagógicas.

Catalogo PG UFVJM mar13