Objetivos e perfil

O curso tem como objetivo geral a qualificação de profissionais na pós-graduação Stricto senso na modalidade mestrado profissional em Saúde, Sociedade & Ambiente, com área de concentração  interdisciplinar. O programa de mestrado profissional em Saúde, Sociedade & Ambiente (SaSA) tem como meta a capacitação de pesquisadores, gestores e pessoal nos serviços, de forma interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, voltada para a busca de soluções aplicadas e a sua interface entre a saúde, a sociedade e o ambiente.

Como o mestrado profissional se apresenta como uma estratégia de produção de conhecimento à partir da problematização das práticas envolvidas na formação de profissionais, especialmente no âmbito dos serviços de saúde, de educação e ambiental, o mestrado profissional em Saúde, Sociedade & Ambiente apresenta os seguintes objetivos específicos:

a) Formar e capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional transformadora de procedimentos, para atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

b) Formar e capacitar profissionais qualificados para transferência de conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

c) Formar e capacitar profissionais qualificados para promover a articulação integrada com entidades demandantes de naturezas diversas, voltado para a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados.

Quanto ao perfil do profissional a ser formado, o curso é voltado para a qualificação de profissionais com competência em pesquisa, docência e em outros setores de serviços junto à sociedade. A formação deve proporcionar ao futuro mestre a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas à condução de raciocínio científico, produção e disseminação de práticas científicas e tecnológicas aplicadas ao serviço.

********************

Principais características do mestrado profissional interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente:

1) o compromisso com a formação de recursos humanos em senso estrito com vistas ao fortalecimento das práticas do serviço.

2) a formação de futuros mestres que atuem no ensino e na saúde, preferencialmente no cotidiano dos serviços de saúde.

3) o caráter muldisciplinar da proposta, envolvendo diferentes áreas, culturas e práticas do conhecimento.

4) a produção de conhecimento a partir de investigação de situações relacionadas à prática do ensino na saúde na sua interface com as evidências científicas da área e dos serviços de saúde, de educação e outros.

5) a possibilidade de criação de núcleos disseminadores e motivadores regionais, com desenvolvimento de propostas interinstitucionais,.

6) a definição de políticas e estratégias para a divulgação dos resultados das pesquisas, com destaque para publicações em periódicos qualificados da área.

7) a equipe  interdisciplinar e multiprofissional em interface com as ciências humanas e sociais.

**********************

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho de conclusão final do curso poderá ter formatos tais como:
dissertação, revisão sistemática e metanálise da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, programas de informática, estudos de caso, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica.