Oportunidades, eventos

PHOTO-2019-08-19-19-28-45

PHOTO-2019-08-19-09-08-52

Captura de Tela 2019-03-11 às 16.08.04vida na pos

cartaz evento indios 9abr18

Captura de Tela 2017-03-10 às 11.37.51

Edital para bolsas! HTAi_Educational_Scholarship_Program_Guideline

Captura de Tela 2016-07-30 às 13.01.57

Captura de Tela 2016-07-30 às 13.02.08

 

 

 

 

 

Chamada nº 10/2014 – Processo de Inscrição 2014 do Programa de Estudantes – Convênio de Pós-graduação (Pec-PG)

Descrição: A Chamada nº 10/2014 tem por objetivo a concessão de bolsa para cidadãos oriundos de países com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, para realização de estudos de pós-graduação, em nível de mestrado, em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras (públicas e privadas), de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante-convênio possa contribuir para o desenvolvimento do seu país.

Data Limite: Até o dia 1º de setembro de 2014.
Elegibilidade: Para se candidatarem às bolsas de Mestrado no âmbito do Programa PEC-PG, os candidatos devem: Ser cidadão dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, conforme listagem constante do item II.6 do Regulamento; Não ser portador de visto permanente, visto diplomático, visto Mercosul, visto de turista ou visto que autorize o exercício de atividade remunerada no Brasil; Ter curso de graduação completo em qualquer área do conhecimento científico e não ter iniciado o mestrado no Brasil.
Itens Financiáveis: São itens financiáveis no âmbito do PEC-PG: Bolsa de Mestrado; Pagamento do auxílio deslocamento; Passagem aérea de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores – MRE, em classe e trecho econômicos, caso conclua a pós-graduação com êxito; Isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa, no âmbito acadêmico; Assistência Médica, Odontológica e Farmacêutica, realizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, nos termos do convênio firmado entre o MRE e o Ministério da Saúde, em 25 de janeiro de 1994.

.

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos foi instituído por Portaria Interministerial n° 812, de 2 de julho de 2008, pelo Ministério da Educação – MEC e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR. A coordenação deste Prêmio está a cargo da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, e o Ministério da Educação e a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Programa de Becas/Bolsas OEA/Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

¿Está usted interesado en solicitar una beca para realizar una Maestría o Doctorado en Brasil? O mestrado SaSA disponibilizará duas vagas para estudantes latino americanos em cada turma anual, a partir de 2015.

Organização dos Estados Americanos – OEA. Los interesados en postular deberán revisar laConvocatoria y el listado de la oferta de maestrías y doctorados en la Tabla de Programas y Universidades Brasileras Los solicitantes deberán seleccionar hasta tres (3) programas de maestría o doctorado, cada uno de una universidad que esté ubicada en una región diferente en Brasil.  Para ver la lista completa de universidades participantes y las regiones a las que pertenecen, por favor ingrese al siguiente mapa donde se ha identificado cada región en diferente color.

.

.

.

.

.

.

Edital Capes nº 76/2013 – Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste

 

O Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) tem como objetivo a execução do ensino da língua portuguesa e outras atividades relacionadas à formação de docentes de diversos níveis das instituições de ensino timorenses. Data Limite: Até as 18 horas do dia 17 de dezembro de 2013.

Forma de Solicitação

As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento do formulário de inscrição online. Ao formulário de inscrição deverá ser anexada a documentação descrita no item 6.2 do Edital. O fornecimento parcial ou incorreto dessas informações, em qualquer etapa do processo de seleção, levará ao cancelamento da candidatura.

pqlp@capes.gov.br

http://www.capes.gov.br/editais/abertos/6238-timor-leste

Está aberta a Chamada Pública – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Saúde, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Nº 41/2013 – Rede Nacional de Pesquisas sobre Política de Saúde: Conhecimento para Efetivação do Direito Universal à Saúde.

Diferentes visões acerca do estado atual do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular no campo da Saúde Mental, fizeram da mesa Direitos Humanos, o SUS e a Reforma Psiquiátrica uma das mais enriquecedoras do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, mesmo em pleno feriado de Sete de Setembro.

.

CONVIBRA – 2o Congresso Online de Gestão, Educação e Promoção da Saúde será realizado completamente via internet de 24 a 26 de outubro de 2013. A data limite para submissão de artigos é 16 de agosto. Os melhores artigos serão publicados na Revista Gestão & Saúde da Universidade de Brasília. Para submissão ou mais informações acesse: http://saude.convibra.org

– Laboratório de Educação, EAD e Promoção da Saúde – LEPS do Departamento de Enfermagem da UnB

– Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos – NESPROM do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM da UnB.

.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS), por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), no uso de suas atribuições, divulga o Chamamento de Estudos e Pesquisas  aplicadas em Vigilância em Saúde, e estabelece as normas que orientarão a  submissão de projetos  de pesquisa para o ano de 2013, alinhados à Agenda  Estratégica desta Secretaria.Clique aqui para acessar o chamamento no site do MS.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária a Saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde. Inscrições de 01/07/2013 a 20/08/2013. Clique aqui para acessar o edital em pdf. O prêmio é um reconhecimento aos municípios e suas equipes com relação às práticas na Atenção Primária a Saúde (APS), por meio do relato de experiências exitosas na organização de serviços e processos, e na implementação de estruturas no âmbito da APS.

.

.

.

Oportunidade de bolsa de mestrado em Portugal em Saúde Tropical – limite candidatura 15 julho 2013

.

.

.

O Edital Desam/Funasa/MS nº 01/2013 tem por objeto a seleção de projetos de entidades governamentais (municípios, estados e Distrito Federal), voltados às ações de educação em saúde ambiental para a promoção da saúde e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

1 – Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit nº 06/2013 – Apoio a Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde pela Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats)

Descrição: A Chamada nº 07/2013 tem como objetivo oferecer apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando: medicina tradicional chinesa/acupuntura; homeopatia e plantas medicinais e fitoterapia; termalismo social e medicina antroposófica, em conformidade com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

.

2 – Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit nº 07/2013 – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde

Descrição: A Chamada nº 07/2013 tem como objetivo oferecer apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando: medicina tradicional chinesa/acupuntura; homeopatia e plantas medicinais e fitoterapia; termalismo social e medicina antroposófica, em conformidade com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

.

Globalização e Interdisciplinaridade
Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro de 2013

.

.

Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido

RESULTADO PRÊMIO MANDACARU

O Prêmio Mandacaru – Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido é uma iniciativa dirigida a associações de agricultores e agricultoras familiares, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e prefeituras para promover a produção de conhecimento e o desenvolvimento de ações inovadoras e exitosas em prol da convivência solidária e sustentável com o Semiárido brasileiro. O premio é anual!

.

Treinamento para Farmacêuticos em Diamantina, clique aqui

.

.

.

.

Grupo de Pesquisa do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde,

19 de outubro de 2012, das 9:00 às 10:00 hs, no Auditório do ISC/UFBA, com a seguinte ordem do dia:

1. “A gênese das políticas de Saúde Bucal no Brasil.” Palestrante: Thais Régis Aranha Rossi

A reunião será transmitida ao vivo através do endereço: http://aovivo.ufba.br/saude

*********************

A ProQuest, com o objetivo de apoiar o ensino acadêmico, incentivar a pesquisa científica e fomentar o ensino no país, lança o projeto Prêmio Top User Award. A iniciativa da ProQuest, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), almeja contribuir para a disseminação do conhecimento, conscientizando o uso do Portal de Periódicos assim como seu acervo de revistas eletrônicas.

O projeto consiste em premiar com um troféu cinco instituições que tiveram maior uso estatístico das seguintes bases ProQuest: Applied Social Sciences Índex and Abstracts (ASSIA), Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts (ASFA), ERIC, Library and Information Science Abstracts (LISA), National Criminal Justice Reference Service Abstracts Database (NCJRS), Physical Education Index, PILOTS, Social Services Abstracts, Sociological Abstracts, Technology Research Database. Serão analisados os acessos realizados por meio do Portal de Periódicos da CAPES, durante o período de 1 de janeiro de 2012 até 1 de dezembro de 2012. A premiação será feita por região, visando proporcionar uma melhor distribuição do prêmio e oportunidade de participação efetiva das instituições. Para participar basta acessar:search.proquest.com. O resultado do prêmio será divulgado no dia 14 de dezembro de 2012 no site da CAPES, no Portal de Periódicos e por meio de e-mail enviado pela ProQuest. Participe dessa campanha e assuma um compromisso com a acessibilidade à informação!

Prêmio Carlos Slim em Saúde – 2013

O Prêmio Carlos Slim surgiu com a finalidade de reconhecer pessoas e instituições empenhadas em melhorar os níveis de saúde da população da América Latina, cujo compromisso é fornecer soluções para grandes desafios de saúde pública que a região enfrenta, seja por meio da investigação, inovação em programas de saúde. Clique aqui para acessar a convocatória!

III Simpósio Mineiro de Saúde

No período de 17 a 19 de outubro de 2012 acontecerá, na cidade de Diamantina/MG, a terceira edição do Simpósio Mineiro de Saúde, que terá como tema central neste ano as “Doenças Negligenciadas – Perspectivas e Desafios”.As inscrições já estão abertas desde o dia 13 de agosto de 2012.

www.simposiomineirodesaude.com.br/site

www.ufvjm.edu.br/site/simposiomineirodesaude

Prazo para submissão de trabalhos: 13/08 a 15/09/2012 (as normas para elaboração do resumo podem ser encontradas no site)

.

8o. Premio Construindo a Igualdade de Genero. Clique para acessar o oficio circular do CNPq – prazo 17 de setembro de 2012!

.

.

http://www.rc.unesp.br/schscs2012/

.

.

.

.

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE

No período de 19 a 22 de novembro de 2012, o Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde da UNESP de Presidente Prudente, estará realizando o IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde no campus da UNESP de Presidente Prudente. Maiores informações: http://www.fct.unesp.br/#45,2226.