Ministério da Educação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Minas Gerais – Brasil
Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM
Reg.: 120.2.095–2011 – PROEXC/UFVJM
ISSN: 2238-6424
Qualis – Capes / Latindex
Nº. 05 – Ano III – 05/2014
www.ufvjm.edu.br/vozes
https://www.facebook.com/revistavozesdosvales
A Revista Vozes dos Vales (www.ufvjm.edu.br/vozes) Multidisciplinar da UFVJM – MG – Brasil – ISSN: 2238-6424, indexada no Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex: 22524), Qualis / Capes, difundida em 38 países e em programas brasileiros e estrangeiros (Mestrados e Doutorados), anuncia a sua publicação (05/2014 – Tema: O Futuro da Universidade & A Universidade do Futuro), cumprindo quatro funções: 01 – Disseminação e validação de pesquisas científicas; 02 – Reconhecimento do seu Conselho Editorial composto por doutores renomados; 03 – Promoção e Incentivo de novos estudos (Leitores acadêmicos) e 04 – Divulgação (inter)nacional da UFVJM. Confiram os artigos aprovados e publicados:
Título: Rádio ciência: integração acadêmica e comunitária
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Mucuri – MG – Brasil
Autor(es): Profª. Drª. Flaviana Tavares Vieira / Prof. Dr. Carlos Henrique Alexandrino / Jheniffer Santana dos Santos
Palavras-chave: Rádio. Socialização. Comunicação. Educação.
Título: O futuro da universidade: como “planejar” políticas públicas numa sociedade do conhecimento?
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS / Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT)
Autor(es): Profª. Drª. Egeslaine de Nez
Palavras-chave: Universidade. Políticas públicas. Sociedade do conhecimento.
Título: Lições sobre a Universidade questões relativas ao ensino e à formação docente
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI da Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP / Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP / Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – USP
Autor(es): Adaci A. Oliveira Rosa da Silva / Maria Luísa Liesack de Carvalho Laiate / Daniella Zanellato
Palavras-chave: Ensino superior. Inclusão discente. Formação docente. América Latina.
Título: Federalização: possibilidades passadas e anseios presentes
Instituição: Universidade Federal de Viçosa – UFV – Campus Florestal/MG/Brasil / Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP
Autor(es): Profª. Patrícia Claudia da Costa
Palavras-chave: Federalização. Universidade. Expansão das universidades federais.
Título: Convívio entre professores em espaços multidisciplinares: um estudo no curso superior de tecnologia em hotelaria
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGE – PUCRS – Brasil
Autor(es): Marcelo Oliveira da Silva / Profª. Drª. Maria Inês Corte Vitória
Palavras-chave: Formação Continuada; Aprendizado em Espaços Não-Formais; Hotelaria.
Título: Avaliação da qualidade dos serviços prestados numa perspetiva do cliente externo
Instituição: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – Portugal / Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Portucalense – Porto – Portugal
Autor(es): Leila Maria Chagas Serra / Cláudia Sofia Magalhães de Carvalho
Palavras-chave: Qualidade. Prestação de Serviço. Clientes Externos. Percepções. Ensino Superior.
Título: A política de formação de professores em cursos da modalidade a distância na UFVJM
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina – MG – Brasil
Autor(es): Profª. Mara Lúcia Ramalho / Prof. Eduardo Gomes Fernandes / Profª. Drª. Arlete Barbosa dos Reis / Raquel Arruda / Profª. Caroline Queiroz Santos
Palavras-chave: Educação a Distância, Políticas públicas educacionais, Formação de professores.