Get Adobe Flash player

Número 15 – Ano VIII – 05/2019

Capa-Vozes-05-2019

Ministério da Educação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Minas Gerais – Brasil
Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM
ISSN: 2238-6424 / Qualis – Capes / Latindex
www.ufvjm.edu.br/vozes
https://www.facebook.com/revistavozesdosvales

Revista Vozes dos Vales – UFVJM
Nº 15 – Ano VIII – 05/2019

CONFIRAM OS TEXTOS APROVADOS E PUBLICADOS:

Título: Estudando com comunidades tradicionais a partir do olhar da teoria Ator-rede: o caminho metodológico de uma proposta de tese
Autor (es): Profª. Adriana Maria Loureiro / Profª. Drª. Fátima Teresa Braga Branquinho
Instituição: Doutorado em Meio Ambiente – Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: Teoria Ator-rede. Rede sociotécnica. Povo Xakriabá. 

Título: AS ABLEPSIAS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS: concepções teóricas
Autor (es): Prof. Dr. Bruno Claytton Oliveira da Silva / Prof. Dr. Ranyére Silva Nóbrega
Instituição: Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Brasil
Palavras-chave: ABLEPSIAS. TENDÊNCIA. PRECIPITAÇÃO PLUVIAL.

Título: TRABALHO DOCENTE E REFORMULAÇÃO CURRICULAR: um estudo de caso de uma escola da Rede Municipal de Petrópolis
Autor (es): Profª. Drª. Cintia Chung Marques Corrêa
Instituição: Universidade Católica de Petrópolis – UCP/PPGE – Brasil
Palavras-chave: currículo, políticas educacionais, trabalho e formação docente.

Título: A permanência de jovens do campo em áreas de assentamento: Um olhar sobre o Assentamento Antônio Conselheiro – Tangará da Serra/MT
Autor (es): Prof.ª Dr.ª Giseli Dalla-Nora / Eduarda Carvalho Camargo
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/MT – Brasil
Palavras-chave: Permanência dos jovens no campo. Sustentabilidade.

Título: A formação docente no ensino superior: um olhar para a prática
Autor (es): Prof. MSc. Eliseu Pereira Couto / Prof. Esp. Elenisia Pereira Couto
Instituição: Doutorando em Educação e Diversidade – Universidade Federal da Bahia – UFBA
Palavras-chave: Formação docente. Ensino superior. Prática docente. Docente universitário.

Título: Ler e escrever na universidade: uma tese sobre a escolarização de textos acadêmicos
Autor (es): Profª Drª Elizabeth Maria da Silva
Instituição: Universidade Federal de Campina Grande Campina Grande – UFCG – Brasi
Palavras-chave: Universidade. Letramentos Acadêmicos. Escolarização.

Título: Acompanhamento de Egressos dos cursos de graduação da UFVJM (período de 2008-2017)
Autor (es): Profª. Drª. Leida Calegário de Oliveira / Profª. Drª. Ana Paula de Figueiredo Conte Vanzela / MSc. Lucimar Daniel Simões Salvador / Paola Aparecida Alves Ferreira  
Instituição: Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM 
Palavras-chave: Prograd, Pesquisa, Egressos, UFVJM.

Título: EM BUSCA DA PEDAGOGIA IDEAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor (es): Prof. MSc. Leonardo Perovano Camargo
Instituição: Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Palavras-chave: Pedagogia, Educação Física, Esporte.

Título: GESTÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CABO VERDE
Autor (es): Profª. Lionilda Mágueda Évora de Sá Nogueira / Prof. Dr. José Augusto Brito Pacheco
Instituição: Universidade Pública de Cabo Verde / Universidade do Minho – Portugal
Palavras-chave: Formação de Educadores, Políticas Públicas, Cabo Verde.

Título: Programa Escola Neuropsieducação (PENeuroPsiE): um recurso pedagógico para aprendizagem de neurociências e processos psicológicos superiores a partir da psicologia sócio histórica cultural
Autor (es): Profª. Drª. Maria Luzia da Silva Santana
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Brasil
Palavras-chave: Neurociências. Programa Escola Neuropsieducação. Psicologia sócio histórica cultural. 

Título: Avaliação da educação superior: uma análise do desempenho dos cursos de Fisioterapia e Zootecnia da UFVJM no ENADE e fatores correlacionados no triênio 2010-2013-2016
Autor (es): Prof. Dr. Paulo César de Resende Andrade / Darliton Vinicios Vieira / Nayara Rocha Fernandes / Vera Aparecida Cordeiro Siqueira 
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Palavras-chave: Avaliação externa, Desempenho, Organização didática pedagógica, Infraestrutura, Questionário.

Título: Impacto da implantação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM no município de Teófilo Otoni-MG em referência ao IDH
Autor (es): Profª. Drª. Raquel de Souza Pompermayer / Daniel de Matos Rodrigues / Prof Dr. Altamir Fernandes de Oliveira / Prof. MSc. Adriano Roberto de Queiroz Santos
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM 
Palavras-chave: IDH de Teófilo Otoni. Educação. UFVJM.

Título: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS QUINZE ANOS DA LEI 10.639/03: interfaces, memórias e experiências educativas de afrodescendentes em Pirapora-MG
Autor (es):  Prof. MSc. Ricardo Tadeu Barbosa
Instituição: Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG / Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Pirapora Minas Gerais – IFNMG – Brasil
Palavras-chave: Racismo. Educação antirracista. Narrativa. Memória.

Título: Pesquisa sobre Letramento Literário: decisões metodológicas e mapeamento do campo de estudo
Autor (es): Profª. MSc. Rosana Meira Lima de Souza
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco – CODAI – UFRPE – Brasil  
Palavras-chave: Letramento Literário. Ensino de Literatura. Ensino Médio. 

 

 

 

 

 

banner-andifes banner-capes banner-cnpq banner-fapemig banner-fundaepe banner-periodicos banner-reuni bannertransparenciamenorlogo-w200logo-proexc DICOM