Normas para publicação no Projeto VOZES DOS VALES

Normas para publicação no Projeto VOZES DOS VALES da  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Brasil

1 – Normas para publicação na Revista Digital Multidisciplinar VOZES DOS VALES:

A Revista Vozes dos Vales publica, anualmente, artigos científicos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas, estudos de caso, e/ou textos acadêmicos, com caráter científico, em qualquer língua, sobre temas que contribuam para a expansão do conhecimento multidisciplinar educacional científico, podendo delimitar temática ou foco em alguns de seus números, porém conservando seu aspecto multidisciplinar.

ARQUIVOS SOBRE A FORMATAÇÃO DE TEXTOS A SEREM APRESENTADOS À REVISTA VOZES

Normas para Publicação da Revista (AUTORES)

Ficha de Avaliação para a Revista (AVALIADORES/PARECERISTAS)

2 – Normas para publicação de E-Books, o Projeto Multidisciplinar VOZES DOS VALES:

A fim de difundir as pesquisas e estudos dos docentes e pesquisadores da UFVJM, o Projeto Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas recebe Livros (E-Books – PDF) e promove sua difusão gratuita, no seu portal eletrônico.

Os interessados em publicar devem redigir seus textos (Livros – Word), de acordo com as Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (Vide Manual abaixo) e com a Ficha Catalográfica redigida pelas Bibliotecárias da UFVJM. Encaminhar ao Diretor de sua Unidade Acadêmica (Faculdade ou Instituto da UFVJM), que enviará o Material via Ofício ao Projeto Vozes, solicitando sua publicação, pois somente após este recebimento o Conselho Editorial fará avaliações.

Ressalta-se que o único gasto/dispesa para efetivar a publicação será a obtenção do ISBN do Livro, junto à Biblioteca Nacional http://www.isbn.bn.br/,  custeada pelo Autor, e que os respectivos autores das obras serão os únicos responsáveis pelos dados, temas, notas e citações apresentados, cabendo-lhes os elogios, críticas e as consequências possíveis.

Manual ABNT UFVJM

Por favor, entre em contato com o Editor do Projeto por e-mail (vozes@ufvjm.edu.br) ou por telefone (contatos), se houver qualquer dúvida ou sugestão.

Posted in Multidisciplinares, Sem categoria | Leave a comment

Textos Diversos – E-Books

Título: Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire

Autor: Vicente Zatti

EDIPUCRS – 2007

ISBN 978-85-7430-656-8

Resumo: O conceito iluminista de autonomia, que adquire centralidade em Kant, foi essencial para o desenvolvimento da sociedade e da educação desde a modernidade. Kant propôs uma educação a partir da metafísica da subjetividade como uma ética aplicada, formulou tal sentido por meio de uma fundamentação filosófica racionalizada de autodeterminação e autonomia. Para ele, o homem guiado pela sua razão universal, agindo por dever, segundo o imperativo categórico, é auto-responsável e autônomo, enquanto o homem sensível que recebe influências externas à razão, é o homem em condição de heteronomia. Em Paulo Freire a autonomia ganha um sentido sócio-político-pedagógico, cabe à educação formar o homem consciente e crítico, capaz de transformar as estruturas opressoras e alienantes, capaz de transformar as condições concretas de heteronomia. Essa obra tematiza, a partir de Kant e Freire, aspectos de uma educação que vise superar as heteronomias do nosso tempo e formar para a autonomia. Para tal, analisamos a concepção de autonomia de cada autor, as heteronomias contra as quais se voltam, as confluências e dissonâncias entre ambos os autores, bem como, as heranças kantianas indiretas presentes em Freire. Em oposição às correntes tecnicistas, abordamos a educação como formação da totalidade do humano, por isso também analisamos os aspectos políticos, éticos e estéticos envolvidos na proposta de educação para a autonomia dos autores. Ao tratarmos da formação estética abordamos Schiller, que é um continuador da obra de Kant e que, juntamente com Freire, mostra-nos a importância de, ao falarmos de autonomia, não pensarmos ética e estética como opostas.

Acessar o Livro em PDF

Posted in Outros | Leave a comment