Get Adobe Flash player

Regimento do Projeto

REGIMENTO DO PROJETO VOZES DOS VALES: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM
Reg.: 120.2.095–2011 – PROEXC/UFVJM
ISSN: 2238-6424
www.ufvjm.edu.br/vozes

TÍTULO I
DOS OBJETIVOS

Art. 1º. O Projeto Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, editado e organizado pelos Editores e Conselho Editoral, registrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC sob o Número: 120.2.095-2011, e com o apoio da Diretoria de Comunicação – DICOM da Instituição, possui como objetivo a difusão de estudos, pesquisas e análises acadêmicas, sob o enfoque multidisciplinar, possuindo duas vertentes de trabalho: A Publicação da Revista Digital Acadêmica Multidisciplinar Vozes dos Vales (ISSN 2238-6424) e a Publicação de E-books (Livros eletrônicos gratuitos), ambas as ações indexadas no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e na Biblioteca Nacional.

TÍTULO II
DO PÚBLICO – ALVO

Art. 2º. O Projeto Vozes do Vales tem primordialmente como público-alvo educadores, servidores, profissionais e discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, mas também professores, pesquisadores e profissionais, em geral, interessados nas diversas áreas do conhecimento.

TITULO III
DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3°. As responsabilidades e ações do Projeto Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM serão exercidas, planejadas e executadas pelos Editores (Chefe e Assistente), um Conselho Editorial: Avaliadores/Pareceristas e uma equipe técnica.

§ 1°: Compete à UFVJM:

I. Amparar e subsidiar o processo de configuração de cada número da Revista e das Publicações Eletrônicas (E-books).

§ 2°: Compete ao Editor:

I. Instituir, convocar e coordenar as reuniões do Conselho Editorial;

II. Coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação das ações do Projeto.

III. Indicar o nome do(s) Editor(es)-Assistente(s).

Art. 4°. Compete ao Conselho Editorial: Avaliadores/Pareceristas elaborar a seleção dos textos para publicação.

§ 1°: Integram o Conselho Editorial do Projeto:

I. Editor(a);

II. Editor(es)-Assistente(s);

III. Pesquisadores convidados da UFVJM e de outras instituições federais de ensino;

§ 3°: De acordo com as necessidades, o Conselho Editorial poderá nomear consultores ad hoc para emitir pareceres sobre qualquer texto encaminhado ao Projeto.

Art. 5°. Compete à Equipe Técnica a divulgação, editoração, produção gráfica e publicação dos textos aprovados pelos Avaliadores/Pareceristas.

Art. 6°. Todas as informações, opiniões, argumentações, dados, tabelas, referências, citações e posicionamentos expressos, nos textos científicos publicados, na Revista Vozes dos Vales – UFVJM, são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas. Desta forma, a Vozes dos Vales da UFVJM, como um instrumento de difusão científico-cultural universitário e prezando sempre pela ação correta, lícita e legal, não se responsabiliza pela vinculação de plágios, ofensas, falsidades e/ou condutas acadêmico-científicas inadequadas de qualquer natureza.

TÍTULO IV
DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DO PROJETO

Art. 7º. A Revista Eletrônica Multidisciplinar VOZES DOS VALES da UFVJM terá periodicidade semestral, sendo publicada nos meses de maio e outubro de cada ano, sendo o número de textos acadêmicos publicados definido pelos editores responsáveis.

§ 1°: A numeração das edições dar-se-á da seguinte forma: cada Volume terá Número crescente e Edições Especiais seguirão a contagem dos Números, mas deverá ser assinalado o caráter da especialidade.

Art. 8°. A Revista terá formato integralmente eletrônico, mediante hospedagem no sítio da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

§ 1°: A Revista terá acesso irrestrito e gratuito.

Art. 9°. Em relação aos Livros Eletrônicos (E-books), serão aceitos apenas trabalhos inéditos, que não foram nem publicados e nem estejam no prelo para publicação. O autor do texto a ser publicado pelo Projeto Vozes será totalmente responsável pelos dados, textos e notícias apresentadas, mas também pelos gastos advindos do Registro oficial dos textos (ISBN), no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Não haverá prazo específico para recebimento dos textos, que deverão ser enviados, em formato pré-definido pelo Projeto, aos editores do Vozes dos Vales.

TÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 10. Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, que não foram nem publicados e nem estejam no prelo para publicação.

§ 1°: O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias.

§ 2°: Em caráter excepcional, e por deliberação dos editores, serão aceitos trabalhos já publicados, desde que sejam de grande importância para a edição correspondente.

Art. 11. A publicação de textos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

Art. 12. Os textos assinados e publicados, com os respectivos dados: Nome, Instituição e E-mails,  serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo a opinião ou responsabilidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

Art. 13. A critério dos editores, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira moderna (Inglês, Alemão, Francês, Espanhol ou Italiano).

Art. 14. As colaborações para o Projeto devem ser enviadas aos Editores, de acordo com as normas editoriais.

Art. 15. A autoria dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo pelo editores do Projeto, a fim de garantir uma avaliação imparcial e justa.

TÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 16. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelos Editores e pelo Conselho Editorial do Projeto Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

banner-andifes banner-capes banner-cnpq banner-fapemig banner-fundaepe banner-periodicos banner-reuni bannertransparenciamenorlogo-w200logo-proexc DICOM