InformANDES Online 295

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Nº 295 – Brasília-DF, 10 de outubro de 2013 – www.andes.org.br_________________________________________________________________________________________________________________
Nacional
Sesu/MEC prorroga resposta ao ANDES-SN acerca de negociação sobre carreira

Apesar de já ter afirmado, em momentos anteriores, estar disposto a discutir os conceitos propostos no plano de carreira defendido pelo ANDES-SN, o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Speller, não apresentou avanços em relação aos encaminhamentos internos ao governo para iniciar a negociação sobre a reestruturação da carreira com o Sindicato Nacional, na reunião com diretores do ANDES-SN realizada na manhã desta quarta-feira (9).

Leia mais

Avanço na Comunicação do ANDES-SN é destacado no III Encontro Nacional

A atuação do ANDES-SN, juntamente com as suas Seções Sindicais, na luta por direitos sociais garantidos na Constituição Federal, como o acesso à população à educação pública, gratuita e de qualidade, é fortalecida a partir do reconhecimento de que a Comunicação se integra neste processo ao dar visibilidade às pautas dos movimentos sindicais e sociais, entre outras ações. Na busca por estratégias que reforcem o setor no âmbito do Sindicato Nacional e das Seções Sindicais, e que intensifiquem o debate sobre a democratização das comunicações, o III Encontro Nacional de Comunicação do ANDES-SN reuniu no último fim de semana (4, 5 e 6), 23 Seções Sindicais, representadas por seus profissionais da comunicação e diretores, coordenadores do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes (GTCA), professores que atuam na área e jornalistas do Sindicato Nacional.

Leia mais

CSP-Conlutas garante direito a operários resgatados em situação degradante no DF

Os trinta e sete operários da construção civil resgatados pela CSP-Conlutas em condição análoga à de escravidão em um alojamento no Riacho Fundo 2, bairro de Brasília (DF) terão seus direitos trabalhistas respeitados e reembolso com as despesas de deslocamento à Brasília e retorno ao local de origem.

Leia mais

Seções Sindicais
Conselho Universitário da Federal de Santa Maria vota se adere ou não à Ebserh

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm – Seção Sindical) alerta para a reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu), chamada pelo reitor, Felipe Müller, que ocorrerá na próxima sexta-feira (11), a partir das 8h30min. Na pauta, a apreciação do contrato entre a UFSM e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para o presidente da Sedufsm – SSind., Rondon de Castro, o que era temido está por acontecer: no apagar das luzes da atual gestão, uma proposta dessa envergadura, que compromete o futuro do atendimento do Hospital Universitário à população, vai à votação sem que a comunidade tenha conhecimento detalhado do conteúdo desse documento.

Leia mais

Reitoria intima Adusp por ocupação do prédio da administração

A Associação dos Docentes da USP recebeu nesta sexta-feira (4) um mandato de citação e intimação de audiência referente à ação de reintegração de posse feita pelo reitor da Universidade de São Paulo, José Grandino Rodas. No documento, a seção sindical do ANDES-SN é acusada de participar e de promover a ocupação da administração (Reitoria).

Leia mais

Universidades baianas fazem paralisação na quarta (9) contra corte orçamentário

As Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) paralisam as atividades acadêmicas, nesta quarta-feira (9). Neste dia, embora esteja solidaria e apoie a ação das coirmãs, a Uneb não paralisará suas atividades devido à eleição para reitor, que acontece no mesmo período. O protesto, realizado conjuntamente por professores, estudantes e técnico-administrativos, é um ato de denúncia à sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas Ueba.

Leia mais

Outras Lutas
Encontro do MML é o maior realizado por mulheres classistas nos últimos tempos

O 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta foi considerado o maior evento de feministas classistas dos últimos 20 anos, de acordo com a organização do evento. Com a participação de 2.300 mulheres, a atividade, marcada pela diversidade, contou com a presença de trabalhadoras dos Correios, bancárias, metalúrgicas, operárias da construção civil, estudantes, profissionais da Educação, servidoras públicas, mulheres organizadas nos setores contra a opressão, mulheres do campo do movimento popular, vindas de todos os cantos do país.

Leia mais

Milhares vão às ruas no Rio em apoio aos professores em greve e pela Educação

A Avenida Rio Branco, no Centro do Rio voltou a ser tomada por uma multidão. Milhares de pessoas de diversos segmentos – trabalhadores, estudantes e demais entidades e representações da sociedade civil – abraçaram a causa dos professores da rede municipal, em greve há 60 dias. Eles seguiram a convocação do Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) e de outras entidades e foram às ruas em demonstração de apoio aos professores, que lutam por melhores estruturas no plano de carreira e condições de trabalho, contra a violência e opressão dos governos de Sérgio Cabral e Eduardo Paes e em defesa da Educação Pública.

Leia mais

17 de outubro é dia de mobilização nacional contra os leilões

A CSP-Conlutas, demais entidades sindicais e do movimento popular e estudantil convocam para mais um dia nacional de mobilização na próxima quinta-feira (17), quatro dias antes do leilão de Libra. A Central ressalta que é preciso lutar para impedir que o governo federal cometa esse crime contra o povo brasileiro.

Leia mais

Após julgamento da greve no TST, trabalhadores dos Correios voltam ao trabalho

O vice-presidente do Sintect Vale do Paraíba, Ignácio Santos, que integra a Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FNTC), considerou vitoriosa a greve em diversos aspectos. “Ainda não tivemos o reajuste justo e merecido, mas saímos vitoriosos em relação a nossa reivindicação sobre a cláusula 11 de assistência médica, com os 8% de aumento na gratificação de quebra de caixa dos assistentes comerciais, entre outros pontos. Em relação ao pagamento dos dias parados, foi a melhor proposta dos últimos anos”, declarou o dirigente para o site do sindicato.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>