Bolsas

Por se tratar de um programa de mestrado profissional, o PPGCH não recebe cotas de bolsas CAPES, CNPq ou Fapemig.

A disponibilidade de bolsas é atrelada à cota institucional que a UFVJM destina para o fomento de bolsas de estudo e pesquisa para alunos da pós-graduação. A Resolução n. 11/2025 do CONSEPE UFVJM institui como requesitos para a concessão dessas bolsas, em seus Artigos 19 e 20:

I – estar regularmente matriculado em um dos cursos de PPG oferecidos pela UFVJM;

II – ser selecionado pela comissão de bolsas do PPG;

III – não acumular recebimento de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no País com outras bolsas, nacionais ou internacionais, de mesmo nível, financiadas com recursos públicos federais;

IV – apresentar Termo de Compromisso (anexo I) e, se for o caso, Declaração de Acúmulo (anexo II).

Art. 20. O acúmulo da bolsa de estudos com outras atividades remuneradas será permitido, em caráter temporário, enquanto houver bolsas remanescentes ou ociosas, conforme deliberação da comissão de bolsas do PPG.

Parágrafo único: O acúmulo de que trata o caput deste artigo não se aplica às bolsas custeadas pela UFVJM, uma vez que estas são inacumuláveis.

Os critérios e raqueamento anual dos programas para distribuição das bolsas da cota instituicional da UFVJM podem ser acessados neste link: https://portal.ufvjm.edu.br/prppg/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/recursos-financeiros-e-bolsas

No PPGCH, os critérios para distribuição das bolsas recebidas são definidos pela Comissão de Bolsas. Em diálogo com os discentes e com o colegiado do curso, os critérios atuais consideram a nota de ingresso (peso de 30%) e o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (peso de 70%).

Os atuais bolsistas do programa são:

Davi Antônio Barroso de Amorim (cota institucional de 12 meses)

Caroline de Souza Andrade (cota institucional de 12 meses)

Mariana de Jesus Leite (empréstimo de curta duração – 5 meses)